História, perguntado por karenmm1, 1 ano atrás

quem administrava o engenho

Soluções para a tarefa

Respondido por NaniSouza
11
O administrador do engenho era o capataz ou o senhor-de-engenho.

Espero ter ajudado ♥
Respondido por trolsinho
3
No Brasil colonial (1500-1822) a sociedade que se formou em torno dos engenhos de açúcar era relativamente complexa. Havia os senhores do açúcar, os lavradores de cana e os trabalhadores do engenho. Nesta sociedade eram comum a escravidão e a hierarquia rígida.

Os senhores de engenho (imagem) eram o grupo dominante na sociedade açucareira. Eram os donos das terras, das máquinas e até dos homens! Possuíam muita riqueza e prestígio. Tinham poder sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres. Na sua falta quem exercia tal poder era o filho mais velho. Por isso, dizemos que a família senhorial era patriarcal.

No seu dia a dia os senhores ocupavam-se com a aquisição de terras, o comércio do açúcar, sua compra e venda, o controle dos escravos, a administração da propriedade, o pagamento dos salários dos trabalhadores livres, os assuntos relacionados aos rebanhos e à lavoura, os problemas domésticos e familiares e a acomodação de hóspedes. Como você pôde perceber o poder do senhor de engenho perpassava todos os assuntos relacionados à produção de açúcar e à família. Ele controlava tudo e todos! Mas, você deve estar se perguntando: – O senhor de engenho só ficava nas fazendas de açúcar? A resposta é não! Os senhores de engenho não viviam isolados nas suas fazendas de cana. Como a produção de açúcar era destinada ao consumo externo, eles estavam sempre em contato com o meio urbano. Eles negociavam com financiadores e comerciantes do açúcar e também participavam da vida política e administrativa das vilas e cidades (exerciam cargos nos órgãos locais).

Bom... Espero ter te ajudado Abraço =D
Perguntas interessantes