Quebrar o paradigma da deficiência é enxergar as restrições de ambos: surdos e ouvintes. Por exemplo, enquanto um surdo não conversa no escuro, o ouvinte não conversa debaixo d'água; em local barulhento, o ouvinte não consegue se comunicar, a menos que grite e, nesse caso, o surdo se comunica sem problemas. Além disso, o ouvinte não consegue comer e falar ao mesmo tempo, educadamente, e sem engasgar, enquanto o surdo não sofre essa restrição. Nesse sentido, Pimenta (2001: 24), ator surdo brasiliense, declara que a surdez deve ser reconhecida como apenas mais um aspecto das infinitas possibilidades da diversidade humana, pois ser surdo não é melhor ou pior do que ser ouvinte, é apenas diferente'. Se consideramos que os surdos não são 'ouvintes com defeito'", mas pessoas diferentes, estaremos aptos a entender que a diferença física entre pessoas surdas e pessoas ouvintes gera uma visão não-limitada, não determinística de uma pessoa ou de outra, mas uma visão diferente de mundo, um 'jeito Ouvinte de ser' e um 'jeito Surdo de ser', que nos permite falar em uma cultura da visão e outra da audição." SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. v. 1. Brasília: MEC, SEESP, 2007. 2. De acordo com o texto e com os conhecimentos adquiridos na disciplina, analise as proposições a seguir: I. O ponto de vista retratado no trecho acima refere-se à visão médica da surdez. II. Os termos "deficiente auditivo" e "surdo" não são equivalentes, pois transmitem diferentes visões acerca da pessoa com surdez. III. De acordo com o texto acima, a surdez é uma deficiência que pode ser minimizada com a ideia de que existe uma cultura surda um ‘jeito surdo de ser’. IV. A condição de ouvinte e a condição de surdo impõem limitações aos dois sujeitos, conforme abordado no primeiro parágrafo do trecho. Estão corretas: a. I e II b. I e IV c. I e III d. II e IV e. II e III
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Resposta: II e IV
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