Que vantagens há em organizar os elementos em uma classificação periódica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Organizando os elementos em uma classificação periódica, é possível observar uma repetição periódica de propriedades físicas e químicas, o que auxilia na compreensão e explicação de seus comportamentos.
Tabela periódica
Por volta de 1800, apesar de os cientistas já terem adquirido uma quantidade considerável de conhecimento relacionado às propriedades físicas e químicas dos elementos conhecidos, esse conhecimento, ainda assim, baseava-se, na maioria, de fatos isolados e não tinham relações entre si, necessitando de alguma forma que o significado global pudesse ser melhor elucidado.
As primeiras tentativas de classificação dos elementos tiveram resultados limitados. Apenas em 1869 é que se imaginou uma tabela periódica, que serviu de base para que à tabela periódica atual fosse montada.
Dois químicos, um chamado Mendeleev e o outro Meyer, trabalharam de forma independente e criaram tabelas semelhantes, naquele mesmo ano, porém, geralmente, se atribui a tabela periódica como sendo a de Mendeleev. Ele organizou os elementos com base nos pesos atômicos, pois o número de prótons nos átomos ainda não eram conhecidos.
Mendeleev observou que os elementos com propriedades semelhantes ocorriam em intervalos periódicos. Aqueles com propriedades similares eram organizados em colunas verticais denominados grupos. Com isso, ele verificou que ao organizá-los, alguns espaços ficavam vazios na tabela e decifrou que àqueles elementos ainda não haviam sido descobertos.
Em alguns momentos, foi necessário inverter a ordem crescente de alguns elementos, como o caso do telúrio e iodo, pois as propriedades do telúrio tinham mais a ver com os elementos do grupo VI e o iodo do grupo VII e isso se repetiu para outros elementos também.
Verificou-se que essas inversões eram esclarecidas quando os elementos eram organizados em ordem crescente de número atômico a não de pesos atômicos. Isto fez chegar à tabela periódica atual, concluindo que quando estes são organizados baseados na ordem crescente de número atômico, é observada uma repetição periódica de propriedades físicas e químicas.
Essas propriedades englobam raio atômico, eletronegatividade, eletropositividade, energia de ionização, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.