Que tipos de tecidos poderiamos encontra no estomago de uma pessoa
Soluções para a tarefa
Visão geral do tubo digestivo
- Constituído por quatro camadas concêntricas: mucosa, submucosa, túnica muscular externa e serosa (ou adventícia)
- Inervadas pelo sistema nervoso entérico, parassimpático e simpático.
Mucosa: reveste o lúmen do tubo digestivo; constituída pelo epitélio de revestimento, lâmina própria (tecido conjuntivo vascularizado) e pela camada muscular da mucosa (camada circular interna e camada longitudinal externa de músculo liso)
Submucosa: tecido conjuntivo fibroelastico ( mais fibroso que o tecido conjuntivo da lamina própria); não contém glândulas, exceto no esôfago e duodeno; plexo submucoso de Meissner; controla a motilidade da mucosa e as atividades secretoras de suas glândulas
Túnica muscular externa: camada circular interna e camada longitudinal externa, ambas de músculo liso; responsável pela atividade de peristalse
Serosa e adventícia: delgada camada de tecido conjuntivo que pode ou não ser recoberta pelo epitélio simples pavimentoso do peritônio visceral. Se a região é intraperitoneal, ela é recoberta pelo peritônio e esta cobertura é chamada serosa. Se o órgão é retroperitoneal, ele fica aderido à parede do corpo por um tecido conjuntivo frouxo, sem revestimento mesotelial, conhecido como adventícia.
- Inervação do trato digestivo
Constituída por duas partes: sistema nervoso entérico (principal fator controlador) e os componentes simpático e parassimpático.
O sistema nervoso entérico está presente em toda a extensão do tubo digestivo, do esôfago ao ânus. Destina-se a controlar as funções secretoras e motoras do tubo digestivo. O plexo mioenterico controla a motilidade peristáltica e o plexo submucoso controla a secreção e movimento das mucosas, além da regulação do fluxo sanguíneo.
O sistema digestivo recebe sua inervação parassimpática através do nervo vago e a maioria das fibras são sensitivas. Essa inervação é responsável pelo estímulo da secreção pelas glândulas do trato digestivo, assim como pela contração da musculatura lisa (estimula a peristalse e inibe os músculos dos esfíncteres). Já a inervação simpática inibe a peristalse e estimula os músculos dos esfíncteres.