Português, perguntado por marialima6544, 1 ano atrás

Que tipos de item poderiam continuar existindo sem o petróleo não tem a matéria ciências aqui então vou botar qualquer uma mais a pergunta é aquela ali

Soluções para a tarefa

Respondido por monickestherna
0

O petróleo, no estado bruto em que é extraído, tem pouca aplicabilidade. É uma complexa mistura de compostos orgânicos, principalmente de carbono e hidrogênio, além de algumas impurezas. O seu aproveitamento energético adequado enquanto combustível fóssil requer um processo de separação, conversão e tratamento. Com frequência os meios de comunicação nos relatam vazamentos e conflitos no ramo petrolífico. Ainda assim, as consequências dessa atividade não são totalmente divulgadas. Acontece que praticamente todas as etapas envolvidas na cadeia do petróleo (extração, refinação, transporte e seu uso final) produzem algum impacto prejudicial ao ambiente natural.

Entre os danos mais comuns, pode-se incluir a poluição da água, do ar e a contaminação do solo. Além disso, enquanto consumidores finais, nós também temos nossa parcela de responsabilidade e, ao mesmo tempo, sofremos os efeitos da poluição, principalmente ao contribuirmos com mais dióxido de carbono a partir da queima de combustível e ao consumirmos produtos que utilizam o petróleo em sua formação. Os derivados do petróleo são inúmeros e estão presentes desde em gasolina, solventes, graxa, querosene, asfalto e pneus até na constituição de alimentos, roupas, remédios, eletrônicos, entre tantos outros mais. Na verdade, grande parte dos artigos inventados durante as últimas décadas traz, em sua composição, a marca do petróleo.

É tamanha a importância e a dependência criada em relação ao petróleo que fica difícil pensar novamente em um mundo sem ele. Isto significa que, infelizmente, a tendência de sua utilização em larga escala deverá continuar até seu término. Mas, como se trata de um recurso finito, outras fontes já têm ganho espaço. Poderia o mundo manter sua atual estrutura suplantando o petróleo? Difícil responder ou cogitar. Mas cabe saber em que medida as novas energias renováveis podem efetivamente atender a demanda exigida pelo desenvolvimento, sem que haja um impacto ambiental mais sério.

Já o petróleo, ao passo que puder ser substituído, deveria ficar restrito a produtos que não causassem prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. Uma possível solução seria criar uma fonte ambientalmente mais segura para abastecer as economias do mundo, o que certamente requer ainda tempo, grandes investimentos em pesquisa de ponta e, é claro, mudança de postura por parte de grandes corporações, de políticas governamentais e dos hábitos de consumidores.




Perguntas interessantes