Que tipos de composições poéticas se cultivavam durante a época medieval ? Explique cada uma delas.
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Resposta:
A Cantiga de Amor
Nas cantigas de amor o homem refere-se à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante. O poeta fica na posição de fiel vassalo, fica ás ordens da sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho, ou seja, impossível, que está longe.
Na cantiga de amor, o trovador, fazendo eco de um ideal de amor cortês, exprime o seu amor não correspondido por uma dama a quem o amante deve um serviço de amor consubstanciado em atitudes de louvor, fidelidade, abnegação. O trovador refere-se à sua amada como sendo uma figura idealizada, distante enquanto que ele fica na posição de fiel vassalo, às ordens da sua senhora, suspenso na expectativa de satisfação de um desejo nunca consumado.
Exemplo de Cantiga de Amor:
“Senhora minha, desde que vos vi,
lutei para ocultar essa paixão
que me tomou inteiro o coração;
mas não o posso mais e decidi
que saibam todos meu grande amor,
a tristeza que tenho, a imensa dor
que sofro desde o dia em que vos vi.”
São tipos de Cantiga de Amor: a Cantiga de Meestria: é o tipo mais difícil de cantiga de amor. Não apresenta refrão, nem estribilho, nem repetições (diz respeito à forma.) ; Cantiga de Tense ou Tensão: diálogo entre cavaleiros em tom de desafio sobre um conflito em torno de mesma mulher; Cantiga de Pastorela: trata do amor entre pastores (plebeus) ou de um trovador enamorado por uma pastora (plebéia); Cantiga de Plang: cantiga de amor repleta de lamentos.
A Cantiga de Amigo
Constituem a variedade mais importante e original da nossa produção lírica da Idade Média.
Nela, o eu-lírico é uma mulher (mas o compositor e cantor era masculino), que canta o seu amor pelo “amigo” (por “amigo”, entende-se amado ou namorado pois na altura o termo “amigos” entre um homem e uma mulher compreendia um vínculo amoroso), muitas vezes em ambiente natural, e muitas vezes também em diálogo com a sua mãe ou as suas amigas.
A figura feminina que as cantigas de amigo desenham é, pois, a da jovem que se inicia no universo do amor, por vezes lamentando a ausência do amado, por vezes cantando a sua alegria pelo próximo encontro. Muitas vezes tal cantiga também revelava a tristeza da mulher, pela ida de seu amado à guerra.
Fragmento das trovas de D. Dinis
Exemplo de Cantiga de Amigo ( Composto pelo rei D. Dinis):
“Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
ai Deus, e u é?(onde está ele?)
(…)
Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus, e u é?”
Cantigas de Escárnio
Iluminura de uma das páginas do Cancioneiro da Ajuda
Iluminura de uma das páginas do Cancioneiro da Ajuda
Nas cantigas de escárnio, o troavador faz uma sátira a alguma pessoa. Essa sátira era indireta, cheia de duplos sentidos. As cantigas de escárnio definem-se, pois, como sendo aquelas feitas pelos trovadores para dizer mal de alguém, por meio de ambiguidades, trocadilhos e jogos semânticos.
Exemplo de Cantiga de Escárnio:
Rui queimado morreu con amor
Em seus cantares por Sancta Maria
ua(uma) dona que ele gran bem queria
e por se meter por mais trovador
porque lhela (ela) non o quis benfazer (corresponder ao amor)
fez-se ele en seus cantares morrer
mas ressurgiu depois ao tercer (terceiro) dia!..
A Cantiga de Maldizer
Iluminura - Século XIII
Ao contrário da cantiga de escárnio, a cantiga de maldizer traz uma sátira direta e sem duplos sentidos. É comum a agressão verbal à pessoa satirizada, e muitas vezes, são utilizados até palavrões. O nome da pessoa satirizada pode ou não ser revelado.
Exemplo de Cantiga de Maldizer:
Ai, dona fea (feia), foste-vos queixar
que vos nunca louvo em meu cantar;
mais ora (agora) quero fazer um cantar
em que vos louvarei toda via;
e vede como vos quero louvar:
dona fea, velha e sandia!(maluca) (…)
Explicação: