História, perguntado por Hibb, 11 meses atrás

Que tipos de bandeirismo existiam e como podem ser classificados?

Soluções para a tarefa

Respondido por alanaketelen1
38
Objetivava aprisionar os indígenas com a ideia de reposição de escravos para os engenhios da Bahia, que estava dominada pelos holandeses.
_________________________________

*Bandeirismo de Prospecção*

Busca por pedras preciosas.
_____________________________________

*Sertanismo de Contrato*

No sertanismo de contrato, os bandeirantes eram chamados, na maioria das vezes, para guerrear contra tribos indígenas insurretas e contra os quilombos, pois conheciam muito bem o sertão e eram chamados também de sertanejos.

O principal acontecimento deste ciclo foi a destruição do Quilombo dos Palmares, efetivada pelo paulista Domingos Jorge Velho.

Respondido por gachalayla92
0

Resposta:Bandeirismo de Preação: tinha como objetivo prender os índios para a reposição de escravos nos engenhos da Bahia, que estava dominada pelos holandeses.Bandeirismo de Prospecção: tinha como objetivo achar pedras preciosas.. Existiam 3 principais tipos de bandeirismo: de Preação (ou Captura), de Prospecção e o de Contrato.O bandeirismo de preação eram todas as missões organizadas para capturar ou recapturar escravos. Foram muito comuns no século XVI e visavam capturar nativos para trabalharem – à força – nas fazendas dos colonos. Com a proibição da prática ao final do século XVI, se tornou mais raro.O de Prospecção – também chamado de “Bandeira Exploratória” – era realizado para procurar pedras e metais preciosos e para mapear o interior – relativamente desconhecido para os europeus – do Brasil.O de Contrato era realizado para destruir aldeias indígenas  e quilombos, considerados hostis para a colonização do território nacional.

Perguntas interessantes