Geografia, perguntado por kevyn22, 11 meses atrás

que tipo de solo e usado para plantar café

Soluções para a tarefa

Respondido por bib154
3

A superfície do planeta Terra é revestida de solo que se origina da desintegração das rochas e do acréscimo de matéria orgânica proveniente da decomposição de plantas e de animais. Esta camada é de espessura variável e a sua parte vital é chamada terra arável, ou seja, os 30 ou 40 centímetros superficiais, onde se concentra a maior parte do húmus e microrganismos que, com a circulação de ar e armazenagem de água, tornam a vida nessa camada mais condizente com as necessidades das plantas.

Ao contrário do que parece, o solo não é um suporte imutável, estático, mas um mecanismo complexo, vivo, animado, que está em constante modificação. A retirada ou alteração de um dos elementos desse complexo pode mudar toda a sua composição. Depois de conhecer as características fundamentais do solo, é possível modificar os seus fatores, a fim de obter uma melhora de produtividade.

O impacto na relação de alcalinidade e acidez, por exemplo, é determinada pelo desequilíbrio na proporção de elementos naturais que estão presentes no solo. O aumento da acidez pode ser determinado por uma composição química de hidrogênio e alumínio. Se existir no solo uma predominância combinada de cálcio, magnésio, potássio e sódio, a conseqüência natural para o solo será a alcalinidade ou neutralidade. Vale lembrar que o melhor desenvolvimento das plantações se dá onde há disponibilidade de nutrientes em seu ápice, o que ocorre em um solo levemente ácido, ou seja, com o pH medindo 6,8.

Com o uso de técnicas apropriadas e também de elementos que realmente revertam positivamente sobre o solo, como é o caso do húmus de minhocas, por exemplo, é possível promover o incremento da agricultura e da produtividade. "Mais ainda, na realidade, este equilíbrio é absolutamente indispensável para a manutenção da vida no planeta, e para a geração de alimentos para a espécie humana", ressalta segundo a minhocultora Maria Isabel Levit.

Perguntas interessantes