Que tipo de nervos são os cranianos?
Soluções para a tarefa
Os nervos cranianos compõem o sistema nervoso periférico dos seres humanos. No total, são 12 pares de nervos cranianos que encontramos nos seres humanos. Possuem várias funções em nosso sistema nervoso e emergem do nariz, dos olhos, do tronco encefálico e de outras partes do crânio. A maioria dos nervos cranianos possuem funções sensitivas e motoras.
Nervos cranianos humanos e suas funções:
- Nervo olfatório: nervo sensitivo que atua no olfato humano.
- Nervo óptico: nervo sensitivo que atua na visão.
- Nervo oculomotor: possui uma parte sensitiva e outra motora. Atua nos movimentos dos olhos e na sensibilidade muscular.
- Nervo troclear: possui uma parte sensitiva e outra motora. Também atua na visão, principalmente na movimentação do bulbo do olho.
- Nervo trigêmeo: possui uma parte motora e outra sensitiva. A parte motora atua na mastigação. Já a parte sensitiva atua, principalmente, nas sensações (térmica, dor e toque).
- Nervo abducente: a parte sensitiva atua na movimentação dos bulbos oculares. Já a parte motora atua na estimulação dos músculos retos laterais.
- Nervo facial: a parte sensitiva atua na sensibilidade muscular e gustatória. Já a parte motora tem funções ligadas as expressões faciais, secreção de saliva e também de lágrimas.
- Nervo vestibulococlear: possui funções relacionadas, principalmente, ao equilíbrio e à audição.
- Nervo glossofaríngeo: a parte sensitiva atua nas sensações gustatórias e sensibilidade muscular. Já a parte motora age na secreção de saliva.
- Nervo vago: a parte sensitiva atua, principalmente, em sensações com dor, toque e sensação térmica. A parte motora atua na produção de voz, tosse, frequência cardíaca, deglutição e secreção de enzimas digestivas.
- Nervo acessório: a parte sensitiva atua na sensibilidade muscular. Exerce também funções motoras relacionadas a deglutição e movimentação da cabeça.
- Nervo hipoglosso: a parte motora tem funções relacionadas às movimentações da língua. A parte motora atua na sensibilidade muscular.