Que tipo de limite entre as placas tectônicas está sendo representado? Justifique sua resposta.
Qual alteração apareceu no relevo após o deslocamento das placas?
Soluções para a tarefa
Resposta:São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras, aos quais estão associados diferentes tipos de fenómenos de superfície:
Limites transformantes ou conservativos - ocorrem quando as placas deslizam ou mais precisamente roçam uma na outra, ao longo de falhas transformantes. O movimento relativo das duas placas pode ser direito ouesquerdo, consoante se efectue para a direita ou para a esquerda de um observador colocado num dos lados da falha.Limites divergentes ou construtivos – ocorrem quando duas placas se afastam uma da outra.Limites convergentes ou destrutivos – (também designados por margens activas) ocorrem quando duas placas se movem uma em direcção à outra, formando uma zona desubducção (se uma das placas mergulha sob a outra) ou uma cadeia montanhosa (se as placas simplesmente colidem e se comprimem uma contra a outra).
Há limites de placas cuja situação é mais complexa, nos casos em que três ou mais placas se encontram, ocorrendo então uma mistura dos três tipos de limites anteriores
o movimento das placas pode causar dobramentos, montanhas, vulcões e terremotos.
Explicação:
O movimento das placas cria três tipos de limites tectônicos: limites convergentes, onde as placas se movem em direção umas às outras, limites divergentes, onde elas se afastam, e limites de transformação, onde as placas se movem lateralmente em relação umas às outras.
Limites de placa
A atividade geológica vem da interação de placas à medida que elas se aproximam ou se afastam. A litosfera não é contínua e é dividida em pedaços de diferentes tamanhos que são chamados de placas tectônicas. As placas tectônicas repousam sobre a astenosfera, cujas características físicas permitem o movimento relativo entre as placas.
Existem três tipos de limites de placas:
- Limite Divergente: são aqueles onde as células convectivas que atuam no manto elevam material magmático em direção à superfície, quando esfria gera nova crosta e por sua vez "empurra" a crosta mais antiga, exemplos desses limites são a Dorsal do Médio Atlântico e África. A crosta gerada pode ser continental ou oceânica, dependendo se a crosta foi gerada fora ou dentro do oceano. Esses limites, por sua vez, fazem com que as placas se movam e criem outros tipos de limites entre elas.
- Limite convergente: Quando duas placas colidem, diz-se que elas têm uma margem convergente, que pode ser de diferentes tipos:
- Crosta continental colidindo com a crosta continental. Essas colisões causam grandes cadeias de montanhas, como no caso da placa indiana colidindo com a placa eurasiana formando a cordilheira do Himalaia.
- Crosta oceânica colidindo com a crosta continental. Esse limite dá origem a zonas de subducção, nas quais a placa oceânica desliza sob a placa continental, isso se deve à diferença de densidades entre elas, pois as crostas oceânicas são mais densas que as crostas continentais.
- Limite de transformação: A direção do movimento relativo entre as duas placas é paralela ao limite entre elas, exemplos disso são o limite entre as placas do Caribe e da América do Norte ou o limite entre as placas da América do Norte e do Pacífico.
Você pode ler mais sobre os limites de placas no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/50464004
#SPJ2