História, perguntado por oie880, 7 meses atrás

Que táticas foram utilizadas nas lutas africanas por Independência além do confronto entre exércitos

Soluções para a tarefa

Respondido por ryanmachado240409
2

Resposta:A Conferência de Berlim (1884-1885), partilhou os territórios africanos entre Grã-Bretanha, França, Bélgica, Itália e Alemanha. Portugal e Espanha mantiveram o “direito” sobre os territórios ocupados desde o século XVI. Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha perdeu o controle sobre seus territórios e estes foram redistribuídos ou se tornaram protetorados com status de independentes. Esse processo de divisão e distribuição dos territórios africanos só pôde existir devido à realidade neocolonialista.

Do ponto de vista ideológico, um dos principais argumentos para o neocolonialismo foi o “Darwinismo Social”, corrente intelectual racista que partilhava da ideia de que era necessário civilizar os países africanos atribuindo aos ocidentais cristãos e industriais a tarefa de levar a “evolução” ao continente. Graças a isso, as igrejas cristãs, tanto católicas quanto protestantes, foram braços dos Estados europeus na empreitada. Através de missões contemporâneas, os cristãos encarregaram-se da educação e cristianização. A imposição da língua do colonizador como língua oficial em lugar das línguas nativas, também fazia parte desse processo, assim como a supressão das práticas e tradições ancestrais.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, a África foi parte integrante e determinante do processo. Locais como Egito e Etiópia foram diretamente afetados por serem palco de batalhas do conflito e, por todo o continente, nativos de áreas colonizadas foram enviados para lutar pelos exércitos beligerantes das grandes potências, sobretudo da Grã-Bretanha e França.

Os africanos, sobretudo os que estavam sob domínio dos italianos, das ex-colônias alemãs e da França – que estava ocupada por tropas nazistas da República de Vinchy – se engajaram ao lado dos aliados contra o nazi-facismo. Ao fim da Segunda Guerra, a África vivenciou um período de crises famélicas e os soldados retornados não obtiveram reconhecimento de suas lutas. É nesse período que o movimento do nacionalismo africano retorna em cada território com características diferentes.

Espero ter Ajudado

Perguntas interessantes