Química, perguntado por larissalimafernandes, 6 meses atrás

- Que tal trilheiro(a) explorar mais um pouco esse percurso? Você imaginava tanta química em uma batida de carro? Há alguma relação entre o funcionamento dos airbags e o comportamento dos compostos denominados explosivos? O que o airbag tem a ver com o conceito de velocidade de reação? Por que na nossa sociedade há tanta propaganda de produtos que evitam o aparecimento na pele de sinais de envelhecimento, como as rugas?

Soluções para a tarefa

Respondido por lennybiveirap6xz9d
32

Resposta:

2 - A principal reação envolvida é a decomposição térmica da azida de sódio que gera o gás azoto, que é responsável pela expansão do airbag.

A azida de sódio possui fórmula NaN3, essa substância é acoplada à bolsa plástica (airbag) que fica embutida nos painéis do automóvel. Antes que ocorra a colisão, no ato do freamento brusco, os sensores localizados no para-choque do automóvel transmitem um impulso elétrico (faísca) que causa a detonação da reação. Bastam apenas alguns centésimos de segundo para o airbag estar completamente inflado, a capacidade destes dispositivos varia, alguns comportam até 70 litros de gás

3 - A desaceleração brusca do carro ativa o dispositivo de airbag. Munida de sensores de velocidade, a unidade de controle eletrônico envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás responsável por inflar a bolsa  . A reação química gera nitrogênio suficiente para encher a bolsa (que pode ter entre 60 e 90 litros) em apenas 30 milésimos de segundo. Isso significa que é possível encher um airbag 30 vezes em um único segundo.

4 - Envelhecer é um processo natural da vida e a pele é um dos órgãos do corpo mais afetados, porém hoje em dia é possível retardar o envelhecimento da pele. Basta adotar bons hábitos e evitar, assim, o aparecimento de rugas, marcas de expressão e flacidez. Os dois principais causadores de envelhecimento precoce da pele são a oxidação e a glicação.  

A glicação acontece quando moléculas de açúcar (por conta da ingestão excessiva de doces e alimentos que se transformam em glicose, como massa e pães) se misturam com as proteínas e causam uma reação química que destrói as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e firmeza da pele e a oxidação acontece quando ocorre a formação de radicais livres, que destroem o DNA das células.  

Dessa forma, o ideal é procurar uma alimentação saudável e balanceada com vitaminas e também usar cremes que contenham vitamina C, E, A e silícios orgânicos. Eles têm ação antirradical livre e são potentes contra envelhecimento, estresse cutâneo e tem o poder de renovar a pele.

Perguntas interessantes