que solução é proposta pelo autor do texto para que sejam evitados novas tragédias na serra Fluminense?
Soluções para a tarefa
Investimento em projetos de drenagem e obras de infraestrutura são algumas soluções apontadas pelo engenheiro Maurício Erlich, professor de geotecnia da Coppe/UFRJ, para evitar tragédias causadas pela chuva na Região Serrana do Rio de Janeiro. Desde terça-feira (11), o temporal já matou 257 pessoas nas cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.
“Essa drenagem capta a água da chuva antes dela infiltrar no terreno, como também há sistemas de drenagem que captam a água que já foi infiltrada. E esse controle de água é muito importante nessas áreas. O ideal é que elas não fossem ocupadas. O ideal seria realocar esses moradores para locais mais seguros”, disse Erlich.
O professor explicou, ainda, que na serra se juntam dois fatores que colaboram para os deslizamentos: as montanhas seguram as nuvens, favorecendo as chuvas, que caem sobre um terreno muitas vezes instável. Nos locais mais altos a camada de solo é mais fina. Já no pé dos morros é o acúmulo de terra, proveniente de muitas erosões, que deixa o terreno instável.
O desmatamento e o aumento da população das cidades serranas também agravam a situação. Em Teresópolis, por exemplo, o prefeito Jorge Mário Sedlacek admite que grande parte dos desabamentos aconteceu em áreas de ocupações irregulares.
“Maior índice de desabamentos, ocorrências de desabamento com óbitos, inclusive, e feridos, é justamente na área de encosta das periferias”, afirmou