que sociedade ela representaa Revolução Russa e a URSS
pergunta que sociedade ela representa
Soluções para a tarefa
Resposta:Quando os revolucionários franceses decidiram criar a República, em 1792, tiveram a ideia de instituir o calendário revolucionário – ou calendário republicano – para simbolizar a ruptura com a antiga ordem e o início de uma nova era. Mais importante foi recusa ao passado – então ainda vigente – de opressão, de desigualdade legalizada e de relações de abuso e exploração que simbolizavam a monarquia absoluta e a cultura clerical. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade resistem na memória coletiva. No entanto, a adoção do calendário gregoriano, bastante simbólica, quase não é mencionada.
Mais de 100 anos depois, os revolucionários russos adotaram o calendário gregoriano, criado em 1582, ajustando-se à lógica europeia, num ato de ruptura com seu passado monárquico. A Igreja Ortodoxa segue, e ainda o faz, o calendário juliano. Por isso, quando falamos em Revolução Russa as datas não batem. A chamada Revolução de Outubro, portanto, de acordo com o atuaa calendário, ocorreu em Novembro.
O atraso russo de 13 dias em seu calendário não refletia a totalidade do retrocesso em relação à Europa, Estados Unidos e Japão. Politicamente, os russos só tiveram um Parlamento livre no século 20 – por um breve período, em 1905, e após fevereiro de 1917. Na esfera econômica, a situação era ainda pior. A Rússia só começou a se industrializar no início do século 20, mas continuou predominantemente agrária.
Explicação:desculpa no sei se esta certo então se quiser espera outra pergunta ´pode espera