que sistema econômico é baseado na da oferta e da demanda
Soluções para a tarefa
Princípios Básicos da Economia – Oferta e Demanda
Demanda refere-se à quantidade de um bem que é desejado pelos consumidores. Uma observação importante a se fazer é a diferença entre a demanda e a quantidade demandada.
A quantidade demandada se refere à quantidade específica de determinado produto que os consumidores estão dispostos a comprar por um determinado preço. Esta relação entre o preço e a quantidade exigida de um determinado produto por esse preço é definida como a relação da demanda.
Oferta é definida como a quantidade total de um produto ou serviço que o mercado pode oferecer. A quantidade fornecida é a quantidade de um produto/serviço que os fornecedores estão dispostos a oferecer por um determinado preço. Esta relação entre preço e a quantidade de um bem/serviço fornecido é conhecida como relação de oferta.
Quando pensamos sobre oferta e demanda em conjunto, a relação de oferta e a relação de demanda se baseiam basicamente no equilíbrio. No equilíbrio, a quantidade fornecida e a quantidade demandada se cruzam e são equivalentes.
No diagrama abaixo, a oferta é representada pela linha azul inclinada para cima e a demanda é representada pela linha verde inclinada para baixo. A um preço P* e uma quantidade Q*, a quantidade demandada e a oferta se cruzam no Equilíbrio Econômico.
No Equilíbrio Econômico, os vendedores vendem todos os bens produzidos e os consumidores recebem todos os bens exigidos. Esta é a condição econômica ideal, em que tanto os consumidores quanto os fornecedores de bens e serviços estão satisfeitos.
A Lei da Demanda
Simplificando, a lei da demanda afirma que se todos os outros fatores permanecem constantes, se um preço de um bem for maior, menos pessoas o exigirão. À medida que o preço desse bem cair, a quantidade desse bem que o mercado irá demandar aumentará.
No diagrama abaixo, você pode ver essa relação. Ao preço P1, a quantidade dessa mercadoria exigida será Q1. Se o preço desta mercadoria fosse diminuído para P2, a quantidade dessa mercadoria demandada aumentaria para Q2. O mesmo vale para P3 e Q3. Quando os preços se movem para cima ou para baixo (assumindo que tudo o mais é constante), a quantidade demandada irá subir ou descer a curva de demanda e definir a nova quantidade demandada.
A Lei da Oferta
Quando entendemos a lei da demanda, a lei da oferta é simples, ela é efetivamente o inverso da lei da demanda. A lei da oferta indica que à medida que o preço de um determinado produto ou serviço sobe, os fornecedores desejam fornecer mais deste produto.
Vender mais produtos/serviços por um preço elevado significa mais receita. No diagrama abaixo, você pode ver que à medida que o preço passa de P1 para P2, a quantidade fornecida desse bem muda de Q1 para Q2. O movimento de preço (para cima ou para baixo) causa o movimento ao longo da curva de oferta e, consequentemente, a quantidade demandada também irá mudar.