Que saos os filosofos pré socraticos?
quais saos as Principais correntes ou escolas Pré-Socráticas?
Soluções para a tarefa
Os pré-socráticos eram filósofos da Grécia Antiga, que fizeram parte da fase inicial (origens) da Filosofia Grega.
Principais ideias e linhas de pensamento comuns dos pré-socráticos: Ênfase na observação da natureza (physis em grego) e entendimento das leis naturais.
- Busca por explicações sobre a origem do universo.
- Uso do pensamento racional, em contraposição ao pensamento mítico (ligado à mitologia grega).
- Reflexões sobre moral e política.
Exemplos de filósofos pré-socráticos:
- Tales de Mileto (filósofo da escola Jônica)
- Anaximandro de Mileto (filósofo da escola Jônica)
- Anaxímenes de Mileto (filósofo da escola Jônica)
- Heráclito de Éfeso
- Xenófanes de Colofon (filósofo da escola Jônica)
- Parmênides de Eleia (filósofo da escola Eleática)
- Zenão de Eleia (filósofo da escola Eleática)
- Pitágoras de Samos (filósofo da escola pitagórica - fundador)
- Demócrito (filósofo da escola Jônica)
- Górgias (filósofo sofista)
- Leocipo (filósofo da escola Atomista)
No estudo da filosofia, podemos citar o período dos filósofos pré socráticos e o período socrático, mas para isso, é importante entender quem foi esse filósofo, criador da frase "Conhece-te a ti mesmo" e um dos grandes contribuintes para o pensamento filosófico, influenciando até os dias de hoje no campo de pesquisa.
As ideias de Sócrates giravam em torno da justiça social, da busca por uma sociedade mais completa, sempre expressando suas reflexões a partir de perguntas, nunca respondendo-as.
Um fato interessante após o período pré Socrático é que estudos dizem sobre a morte do filósofo pela justiça de Atenas, que não compactuava com sua forma de pensar filosofia, o prendendo e sendo morto após beber uma taça de veneno ainda encarcerado.
A filosofia grega se difundiu como uma forma de responder a natureza das coisas, ou seja, a essência de nossa existência, e, como a racionalidade humana estava inserida nesse processo; Assim, em um contexto histórico, a ascensão da filosofia se deu no surgimento da Pólis, que deu vida a logos, evidenciando assim a criação da democracia, não só política, mas na busca pela razão em sociedade.
Dentre as correntes dos filósofos pré socráticos temos:
A escola Itálica, com destaque para Parmênides e Górgias;onde Pitágoras foi o principal responsável pela criação da palavra filosofia;
Outra academia no período pré socrático é a escola Eleática, também desenvolvida no sul da Itália, tendo Parmênides de Eléia, Xenófanes e Zenão de Eléia como os principais pensadores do período, indo na direção do pensamento religioso, voltando às reflexões para o "UM" sendo a unidade divina, chamada Deus, dona da eternidade;
A outra escola de filósofos na Grécia Antiga era a Jônica, que tinha filósofos de peso, como Heráclito e Tales de Mileto, basicamente o pai da filosofia, que definia que "Tudo é água", ou seja, todas as coisas possuem água, e, o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.
Uma outra escola dos filósofos pré socráticos foi a Atomista, tendo Demócrito de Abdera e Leucipo de Abdera. Para finalizar, a filosofia grega foi dividida entre o período pré-socrático, dos naturalistas;
O período socrático, este que cuidava das noções antropológicas e da metafísica;
E por fim, o Período Helenístico, fase ética e cética do pensamento.
Caso tenha interesse em uma pergunta sobre Sócrates siga este link:
https://brainly.com.br/tarefa/19353133