QUE SABEMOS SOBRE A ORIGEM DA VIDA Questões disparadoras: Já parou para olhar ao seu redor? Já observou a imensa variedade de cores, formas e até algumas surpresas entre os seres vivos? Já parou para pensar sobre a vida presente nos oceanos, e até em águas quentes sulfurosas e águas geladas da Antártida? E sobre a vida presente no alto das montanhas e tantos outros lugares existentes na superfície terrestre? A humanidade, há muito tempo vem refletindo: Como se originou a vida em nosso planeta? De onde viemos? Diferentes civilizações e culturas vêm tentando dar respostas para essas perguntas e buscado formas de respondê-las. E você, já se questionou sobre? Agora é mais um momento para se questionar! Elabore uma hipótese para cada situação a seguir e anote em seu caderno. a) Sobre a origem do Universo, que hipótese(s) pode(m) ser levantadas? b) Você(s) conhece(m) alguma crença acerca do surgimento da vida no planeta Terra? Descreva c) Você(s) conhece(m) alguma teoria científica sobre a origem da vida? Quais? Justifique(m). d) Você(s) saberia(m) diferenciar crenças e mitos de teorias ou fatos científicos acerca do surgimento da vida? 1. Pesquise três crenças que visam explicar a origem da vida, sendo:
a) Concepção de origem Indígena,
b) Concepção de origem Africana,
c) Concepção de origem Judaico-cristã.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Para eles, quando essa vida ainda não havia começado, existiam somente o céu e a água. Separando-os, uma pequena casca que recobria o céu e servia de assoalho a seus habitantes. Na casca do céu a vida era plena, pois havia de tudo para todos.
b)Eles tem essa história: Há muito tempo, os orixás viviam aqui na terra. Não existia o homem. Até que, um dia, Olorum,o dono do céu, resolveu que criarir o homem para fazer companhia aos orixás. Olorum tentou criar o homem de ar, de fogo, de água, de pedra e de madeira, mas em nenhum caso deu certo. Vendo que todas as alternativas tinham dado errado, essa orixá se ofereceu para criar o homem. Olorum permitiu. E Nanã foi fazer o homem. Pegou um punhado de barro e foi modelando o corpo: as pernas, os braços, a cabeça e tudo que temos hoje. Ela não esqueceu nada, fez tudo direitinho. Deu-nos tudo que precisamos,pernas para andar, mãos para pegar as coisas, olhos para ver… não se esqueceu de nada.
c) Desculpa, essa não sei