Pedagogia, perguntado por monicasantana01, 10 meses atrás

Que relações podemos estabelecer entre Educação Integral (texto 3) e o direito à Educação garantido na Constituição Federal (texto 1) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (texto 2)?

TEXTO 1: Constituição Federal de 1988

Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho

TEXTO 2: Lei nº 9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação (LDB):

TÍTULO II

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

TEXTO 3 - Trecho de reportagem “Educação integral e a implementação da BNCC” acessada em 18/11/2019 em:



BNCC e educação integral

Para Cleuza Repulho, pedagoga e ex-presidente da Undime, o currículo não pode ser meramente uma lista de conteúdos a serem trabalhados com os estudantes. É preciso ir além de uma educação tecnicista e mirar o desenvolvimento integral dos estudantes.

que permeiam o território, tecer diferentes realidades junto aos conteúdos curriculares, bem como ouvir ativamente a comunidade escolar, alunos, família e entorno.

“As crianças têm direito de estudar e debater a história, a cultura, os desafios e contextos do entorno da escola e do Brasil. Isso precisa aparecer no currículo”, reforça a educadora.

Seu comentário neste fórum, assim como as interações com as postagens de colegas, deve responder à questão:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
5

A educação integral responde a obrigatoriedade de qualificação da educação prevista tanto na Constituição Brasileira, quanto na Lei de Diretrizes e Bases, de forma que seja possível a promoção de um ensino positivo a todos.

Todavia, por conta da desigualdade social, trata-se de uma questão utópica, de forma que somente os mais abastados se mantém em escolas de alto nível, ao passo que os mais pobres se mantém em poucas condições de acesso.

Perguntas interessantes