Que relações podem ser estabelecidas entre a escravidão árabe pré e pós – islamismo
e o ateniense no período democrático?
Soluções para a tarefa
Escravidão árabe pré - Islamismo: A Península Arábica na época era conhecida por vir pessoas de várias partes do mundo para o comércio, onde comerciavam seda, objetos de cera, alimentos e até escravos (muitos vindos da áfrica subsaariana). O próprio Maomé era um comerciante, e teve muito contato com cristãos e judeus, servindo de base para a criação do Islamismo.
Escravidão árabe pró - Islamismo: Após Maomé passar o Islamismo para toda a Arábia e unificar as tribos árabes, declarou a Jihad (guerra santa), que através dela os árabes muçulmanos expandiram o seu império, e nas suas conquistas escravizavam muitos inimigos vencidos. É bom lembrar que o Corão permite a escravidão.
Atenas na Democracia: A Grécia é uma região com muitos planaltos, não sendo muita utilizada para a agricultura, devido a isso as Cidade-Estados da grécia antiga dedicavam a sua economia ao comércio. Exportavam e importavam produtos pelo mar mediterrâneo, entre esse comércio havia muitos escravos, para servir de mão-de-obra na grécia antiga.