que relações os pensadores humanistas, tinham com os ensinamentos da igreja católica nos séculos XV e XVI?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas,
Explicação:
O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.
Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).
O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. Arevalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.
Os pensadores humanistas ainda tinham relações reflexivas com os ensinamentos da Igreja Católica nos séculos XV e XVI por viverem em uma sociedade ainda amplamente influenciada pelo cristianismo, porém num contexto de emancipação da arte e da mentalidade humana.
Contextualizando o humanismo
O escritor Dante Alighieri, por exemplo, em sua obra mais famosa, a "Divina Comédia", propunha uma ficção estruturada com base no legado cultural que a Igreja Católica havia deixado na mentalidade europeia ocidental ao longo da Idade Média.
Por mais que a "Divina Comédia" não seja escrita em um tom contestatório, nesta obra está registrada a racionalização de passagens bíblicas e dogmas católicos com a licença poética de um artista.
Saiba mais sobre o humanismo em https://brainly.com.br/tarefa/53432299
#SPJ2