História, perguntado por 020Daniel11111111111, 1 ano atrás

que relações o autor estabelece a partir do fato de a lei de terras ter sido criada no mesmo ano da Lei Eusébio de Queirós

por favorr, uma questão curta alguém sabe???

Soluções para a tarefa

Respondido por annalauraamui
3
a Lei de Terras tratava-se de um artifício para fechar o acesso dos imigrantes às terras desocupadas, que eram muitas no Brasil. Essa preocupação não existia na época da escravidão porque eles estavam presos às plantações de café à força. A Lei Eusébio de Queirós é um marco na transição da mão-de-obra escrava para a livre, que passaria a ser incentivada. A Lei Terras, ao determinar a posse de terras apenas por aquisição ou concessão do governo, apenas garante que esses imigrantes livres se mantenham trabalhando nas fazendas de café dos grandes proprietários. 


No dia 4 de setembro de 1850, o parlamento brasileiro aprovou a Lei Eusébio de Queirós, determinando a punição de traficantes de escravos. A Lei de Terras foi aprovada no dia 18 de setembro. 

A aprovação apenas duas semanas depois não foi uma coincidência. A preocupação dos políticos e das oligarquias, ao incentivar a imigração para o Sudeste era substituir a de mão-de-obra escrava africana, impossibilitada por pressões do governo britânico e também por crescente ideologia humanitária dentro do país, por uma outra matriz, que seria a branca européia imigrante.
Perguntas interessantes