Que relação há entre densidade e a distância dos planetas em relação ao Sol?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ordem dos planetas em relação ao Sol
A classificação dos planetas do Sistema Solar é feita com base na sua posição em relação ao Sol. Sendo assim, na ordem decrescente de proximidade, temos:
Sol → Mercúrio → Vênus → Terra → Marte → Júpiter → Saturno → Urano → Netuno
A formação do Sistema Solar explica a classificação dos planetas. A teoria dessa formação é chamada Teoria da Nebulosa, formulada em 1644 e reformulada em 1775 e 1796. De acordo com essa teoria e seu aperfeiçoamento, o Sol e os planetas foram formados quase simultaneamente.
Mapa Mental: Planetas do Sistema Solar
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
O Sol formou-se no centro de uma nebulosa por meio da rotação da nuvem, que, ao contrair-se, devido à gravidade, entrou em colapso. Alguns planetas formaram-se nas regiões mais externas, cuja temperatura é menor (substâncias voláteis são condensadas), e outros em regiões mais internas, cuja temperatura é maior (substâncias voláteis perdem-se). Assim, surgem os planetas:
Telúricos, terrestres ou rochosos: correspondem aos quatro planetas mais próximos do Sol (mais densos), constituídos de ferro, metais pesados e rocha. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Jovianos, gigantes ou gasosos: correspondem aos quatro planetas (menos densos) mais distantes do Sol, constituídos de gases como hélio e hidrogênio. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.