Geografia, perguntado por Nsei716230, 1 ano atrás

Que relação existe entre os conflitos por terra e a distribuição dos minerios pelo Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por wanavitoria
0

- aumento dos impactos ambientais causados pela derrubada da vegetação original em enormes áreas, para dar lugar a pastagens e cultivos agrícolas;

- invasão de terras indígenas e a necessidade de sua delimitação;

- crescimento dos conflitos entre posseiros e grileiros, ocasionando não só o aumento da violência no campo como a expulsão de famílias de posseiros, que se vêem obrigadas a ocupar terras em pontos cada vez mais afastados no interior do território nacional.

- Portanto, a questão da terra, o Brasil, opõe diversos grupos, como boiás-frias, índios, minifundiários, colonos, posseiros, grileiros, grandes proprietários e até garimpeiros, entre outros.




Respondido por benoj7255
0

Resposta:

O esforço deste trabalho reside na análise de um recorte territorial, político e econômico, que aqui denominamos de Região de Carajás, ou seja, onde estão concentrados os maiores projetos de mineração da companhia Vale na região Sudeste paraense. Considera-se também a província mineral de Carajás, devido os efeitos das atividades mineradoras; o que permite fazer este recorte nos municípios (Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, São Felix do Xingu e Curionópolis), que concentram os maiores projetos da Vale, principalmente, a partir da primeira metade do século XXI. Para isso, realizaremos uma leitura geográfica das transformações territoriais em Carajás e da reorganização do território, para pensar o desenvolvimento regional articulado em diferentes escalas, proporcionado pelas atividades mineradoras no estado do Pará.

Perguntas interessantes