Que relação é possível estabelecer entre o texto de Graciliano Ramos e as obras do Mestre Vitalino e de Portinari, da página ao lado?
Soluções para a tarefa
Olá!
O trecho correto é o que segue transcrito abaixo:
"Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. [...] Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala.
Arrastaram-se para lá, devagar, sinha Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás."
- Vidas Secas
Espero ter ajudado, um abraço! :)
Todas essas obras retratam a dificuldades e a cultura dos homens e mulheres sertanejas, residentes da região nordeste do Brasil.
Graciliano Ramos, Mestre Vitalino e Portinari e os flagelados da seca
Cada artista retratou a miséria do semi-árido nordestino, dando destaque à luta dos povos sertanejos para sobreviver em meio a seca. Graciliano Ramos escreveu a sua famosa obra "vidas secas" retratando uma família de retirante nordestino que busca melhores condições de vida.
Portinari em seu quadro "Os retirantes" expressa a miséria das pessoas que vivem na caatinga nordestina. O quadro, de características sombrias, enfoca o sentimento de sofrimento e dor.
Mestre Vitalino também expressa uma família de retirantes em sua escultura de argila. Os animais representados são o jumento, o cachorro, que fazem parte da família dos retirantes.
Saiba mais sobre a seca nordestina https://brainly.com.br/tarefa/19548082
#SPJ2