Biologia, perguntado por Jadersondutra, 1 ano atrás

Que recomendações você daria às pessoas com pressão arterial limítrofe ou com hipertensão arterial?

Soluções para a tarefa

Respondido por amanda19956
3
O que é Hipertensão ou Pressão Alta?

 

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como Pressão Alta, é uma condição clínica que pode ser causada por vários fatores e é caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), ou seja, considera-se uma pessoa hipertensa quando a pressão arterial se mantem igual ou maior que 140×90 mmHg, ou 14 por 9.
O aumento da pressão arterial, faz com que oc sangue percorra pelos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) com maior força/ pressão, causando lesões, aumentando assim o risco de infarto, AVC, lesão nos rins, entre outros.

A hipertensão tem cura?

Não! Uma vez hipertenso, sempre hipertenso. Mesmo que com as mudanças no estilo de vida e com o uso de medicamentos, o paciente consiga manter a pressão dentro dos limites de normalidade, ele ainda continua sendo considerado um paciente hipertenso, necessitando manter um acompanhamento médico periódico, para avaliação do tratamento, seja ele medicamentoso ou não medicamentoso.

Quais fatores interferem na adesão ao tratamento? 

Sabemos que o sucesso do tratamento da Hipertensão não depende apenas de tomar medicamentos, nem tão pouco que a responsabilidade seja somente do paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) determina que para a efetividade e adesão ao tratamento, cinco fatores devem ser considerados:

Socioeconômicos: Podem estar relacionados à falta de acesso à medicação;Relacionados ao paciente: perda do entusiasmo com o tratamento;Relacionados à doença: seguir a prescrição médica pode implicar em aceitar mudanças na rotina do dia a dia;Relacionados ao tratamento: sintomas indesejados trazidos pela medicação;Sistema e equipe de saúde: tornar cada vez mais individualizado o atendimento ao paciente.

espero ter ajudado
Perguntas interessantes