que pronome é usado para indicar grandes quantidades
Soluções para a tarefa
Resposta:
eh isso Aew.
Explicação:
PRONOMES
Os pronomes são palavras que representam (substituem) ou acompanham (determinam) um termo substantivo. Esses pronomes vão poder indicar pessoas, relações de posse, indefinição, quantidade, familiaridade, localização no tempo, no espaço e no texto, entre outras.
Os pronomes podem ser substantivos ou adjetivos. Quando acompanham um substantivo, são classificados como “pronomes adjetivos”. Quando substituem um substantivo, são classificados como “pronomes substantivos”.
Ex: Estes livros são do Mario, aqueles são do Ricardo.
Verificamos que “estes” é um pronome adjetivo, pois modifica o substantivo “livros”. Por outro lado, o pronome “aqueles” é classificado como pronome substantivo, pois não está ligado a um substantivo, mas sim “na própria posição” do substantivo “livros”, que não aparece na oração, estando apenas implícito, representado pelo pronome.
Vamos aos apontamentos principais sobre essa importante classe.
PRONOMES INTERROGATIVOS
Os pronomes interrogativos servem basicamente para fazer interrogativas diretas (com ponto de interrogação) ou indiretas (sem ponto de interrogação, mas com “sentido/intenção de pergunta”.
São eles: “Que, Quem, Qual(is), Quantos”.
Ex: (O) que é aquilo? Quem é ele? (esse “o” é expletivo, pode ser retirado)
Ex: Qual a sua idade? Quantos anos você tem?
Nas interrogativas indiretas, não temos o (?), mas a frase tem uma intenção interrogativa e normalmente envolve verbos com sentido de dúvida “perguntar, indagar, desconhecer, ignorar”…
Ex: Perguntei o que era aquilo. Indaguei quem era ele.
Ex: Não sei qual sua idade. Desconheço quantos anos você tem.
OBS: Na frase: “O que é que ele fez”, apenas o primeiro “que” é pronome interrogativo. Os termos sublinhados são expletivos, com finalidade de realce.
PRONOMES INDEFINIDOS
Os pronomes indefinidos são classes variáveis que se referem à 3ª pessoa do discurso e indicam quantidade, sempre de maneira vaga: ninguém, nenhum, alguém, algum, algo, todo, outro, tanto, quanto, muito, bastante, certo, cada, vários, qualquer, tudo, qual, outrem, nada, mais, menos, que, quem, um (quando em par com “outro”)…
Ex: Recebi mais propostas e tantos elogios.
Ex: Muita gente não chegou a tempo de fazer a prova.
Ex: O professor tem pouco dinheiro.
Ex: Vamos tentar mais dieta, menos doces.
Ex: Nada é por acaso, tudo estava escrito.
Também há expressões de valor indefinido, as locuções pronominais indefinidas:
Qualquer um Cada um/qual, quem quer que, seja quem/qual for, tudo o mais, todo (o) mundo, um ou outro, nem um nem outro…
As palavras certo e bastante são pronomes indefinidos quando vêm antes do substantivo e serão adjetivos quando vierem depois do substantivo.
Quero certo (determinado) modelo de carro x Quero o modelo certo de carro (adequado).
Tenho bastante (muito) dinheiro X Tenho dinheiro bastante (suficiente).
Atenção à palavra BASTANTE, que pode ser confundida com um advérbio