Que peça esse grupo encenou pela primeira vez em 1992?
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Resposta:
Fundado por Carlos Kroeber, Jota Dangelo e João Marschner, o Teatro Experimental exerce grande influência no panorama teatral de Belo Horizonte, de 1959 até meados dos anos 1960, ao encenar textos de autores da vanguarda europeia e norte-americana. A partir de 1966, assume posição de resistência à ditadura militar e de valorização das tradições culturais e políticas de Minas Gerais.
O Teatro Experimental (TE) realiza espetáculos para o público infantil, a fim de obter recursos para produzir peças de caráter experimental, particularmente de autores da vanguarda europeia, como Fim de Jogo, de Samuel Beckett - primeira encenação desse texto no Brasil, com tradução de João Marschner -; A Cantora Careca, de Eugène Ionesco; e Pic-Nic no Front, de Fernando Arrabal.
Carlos Kroeber e Jota Dangelo revezam-se na direção e assistência de direção, e João Marschner concentra-se na tradução de textos e na criação de cenários e figurinos. Os três são atores em quase todos os espetáculos. Do grupo também fazem parte, entre outros, os atores Donato Donati, Ezequiel Neves, Heloisa Bernardes, José Aurélio Vieira, Mamélia Dornelles, Neuza Rocha, Rodrigo Santiago, Sílvio Castanheira e Terezinha Pereira.
Marco Antônio Menezes assume a direção do TE, entre 1961 e 1965, e mantém a linha vanguardista do grupo. Monta, em 1962, A Voz da Chuva, de Tennessee Williams, e Cena a Quatro, de Eugène Ionesco; em 1965, O Escurial, de Michel de Ghelderode, A História do Zoológico, de Edward Albee, e Atos sem Palavras I e II, de Samuel Beckett - primeira montagem brasileira. Jota Dangelo volta à direção, em 1965, com o espetáculo para o público infantil Bolota contra o Bruxo, de Jonas Bloch, ator formado no Teatro Universitário e o principal parceiro de Dangelo, até 1969. Jonas Bloch dirige sua primeira peça no TE, Halewin, de Ghelderode, em 1966.
Ainda em 1966, aderindo às inovações do teatro brasileiro, que se anunciam desde o fim da década de 1950, cujo marco é a montagem pelo Teatro de Arena de São Paulo de Eles Não Usam Black-Tie, em 1958, o TE assume o clima de politização e abrasileiramento do palco nacional, que se manifesta não só na dramaturgia, mas também na busca de uma forma brasileira de encenar e atuar. O que se intensifica ainda mais depois do golpe militar de 1964.
Explicação:
eu não sei se está totalmente certo mas espero ter ajudado