Biologia, perguntado por kjunpei629, 6 meses atrás

que parte é encontrada nos dois sistemas sexuais? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kauanlopes2413
1

Resposta:

Dentre os animais e os vegetais, não é uniforme a presença de dois Cromossomos sexuais iguais, nas fêmeas, e dois diferentes, nos machos. Esse achado é observado no homem e nas drosófilas, por exemplo. Cada uma das formas de diferenciação cromossômica entre as células masculinas e femininas é conhecida como um sistema cromossômico de determinação sexual. Os mais conhecidos são os sistemas XY, X0 e ZW.

2. Sistema XY

Nos organismos cuja diferenciação obedece ao sistema XY, o macho possui, em suas células, dois lotes de Cromossomos autossomos (representados por 2A) e mais um par de Cromossomos sexuais XY. As fêmeas possuem os mesmos dois lotes de autossomos e um par de Cromossomos sexuais XX.

O sistema XY de determinação cromossômica do sexo é verificado em mamíferos, em muitos artrópodos e nos vegetais superiores.

Machos: 2A + XY gametas produzidos { A+X e A+Y

Fêmeas: 2A + XX gametas produzidos { A + X

Como os machos geram dois tipos de gametas (A + X e A + Y), o sexo masculino é heterogamético. O sexo feminino é homogamético, pois origina apenas um tipo de gameta (A + X). A determinação do sexo dos descendentes sempre é dependente do ancestral heterogamético. Portanto, é o gameta paterno que determina o sexo do filho.

3. Sistema X0

O sistema de determinação cromossômica do sexo em muitos artrópodes, como besouros e gafanhotos, é conhecido como X0, e o número 0 indica a ausência de um cromossomo. Os machos possuem dois lotes de Cromossomos autossomos e mais um cromossomo X, apenas. As fêmeas têm os mesmos dois lotes de autossomos e um par de Cromossomos sexuais X.

Machos: 2A + X0 gametas produzidos {A+X e A

Fêmeas: 2A + XX gametas produzidos {A + X

Os machos geram dois tipos de gametas (A + X e A). Logo, o sexo masculino é heterogamético. O sexo feminino é homogamético, porque as fêmeas produzem apenas um tipo de gameta (A + X). O sexo dos descendentes é determinado pelo ancestral heterogamético. Assim como no sistema XY, é o gameta masculino que determina o sexo do descendente.

4. Sistema ZX

Nesse sistema, encontrado em insetos, peixes, anfíbios e aves, há uma inversão em relação aos sistemas anteriormente estudados, pois o sexo masculino é homogamético e o feminino é heterogamético.

Machos: 2A + ZZ gametas produzidos {A + Z

Fêmeas: 2A + ZW gametas produzidos { A+Z e A+W

É o gameta feminino o responsável pela determinação do sexo do filhote.

5. A cromatina sexual e as anomalias na determinação cromossômica do sexo

Segundo uma hipótese levantada por Mary F. Lyon, pesquisadora britânica, apenas um cromossomo X é ativo, nas células interfásicas. Todos os demais, independentemente de quantos sejam, são inativos e se condensam, podendo ser visualizados como um corpúsculo denso e aproximadamente esférico, localizado junto da face interna da carioteca.

Esse cromossomo X inativo e condensado é chamado de cromatina sexual. O corpúsculo visto ao microscópio é o corpúsculo de Barr. A quantidade de corpúsculos de Barr encontrados em uma célula depende da quantidade total de Cromossomos X que ela possui.

no.de corpúsculos de Barr = no. de Cromossomos X - 1

Em uma célula masculina normal, com 44 autossomos mais um par de Cromossomos sexuais XY:

B = 1 - 1 = zero ou (-)

Em uma célula feminina, na qual há 44 autossomos e um par XX:

Na pesquisa da cromatina sexual, habitualmente são empregadas células de fácil obtenção, como as da mucosa da boca ou glóbulos brancos. Essa pesquisa é feita quando há dúvida quanto às características sexuais de um indivíduo, como nas malformações dos órgãos sexuais, que não permitem a definição do sexo de um recém-nascido. Outra utilização da pesquisa da cromatina sexual é o estudo das anormalidades na determinação cromossômica do sexo: a trissomia X, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. São decorrentes de um defeito da meiose chamado não-disjunção, a falta de separação de um par de Cromossomos durante a anáfase I da meiose que origina um determinado gameta. Ocorre mais frequentemente com as mulheres, durante a formação de óvulos, do que na espermatogênese, nos homens.

Explicação:

Resumo: O macho possui um par de Cromossomos sexuais no qual um deles é muito maior que o outro. O maior é o cromossomo X, enquanto o outro é o cromossomo Y. No núcleo das células femininas, há um par de Cromossomos X, e não há cromossomo Y.

Perguntas interessantes