que papel tem as palavras que acompanham os núcleos luz e folhas
Soluções para a tarefa
Neste capítulo, trataremos das revelações que nos foram feitas pelo médium, conforme a entrevista que concedeu para a Folha Espírita, em 27 de dezembro de 1992. Feita por Marjorie Aun, para o programa Portal de Luz da Tv Aberta,São Paulo,foi ao ar em junho de 2011.
Marjorie: Vimos nas entrevista do nosso amigo Geraldinho Lemos o que Chico Xavier falou sobre a grande transição e a missão do Brasil. A sra. entrevistou mais alguém a quem o médium tinha dito sobre isso?
Marlene: Sim, entrevistei Neusa Arantes, em Uberaba, no dia 6 de janeiro de 1994. Na ocasião, Neusa frequentava muito a casa do Chico, auxiliando-o a preparar caixas de mensagens que ele gostava de despachar pelo correio para centenas de amigos. Ela auxiliava também com massagens nos pés do médium que , na época estavam muito inchados. Era uma espécie de fisioterapia caseira. Enquanto trabalhavam , Chico falava,com ela, sobre o assunto do final dos tempos. Neusa lembrava-se de ele ter dito que a França e outros países iriam desaparecer. Quanto ao que iria acontecer com o Brasil me disse o seguinte:
” O Chico nos tem falado sobre as modificações que vão acontecer no planeta. Os espíritos o estão segurando ele aqui na Terra para ver se o que está previsto não venha a acontecer. Mas, para nós, ele tem contado que o Brasil vai ser dividido em diversas partes. Os estrangeiros vão entrar aqui, o Planeta vai sofrer modificações”
Contei, então, a ela o que o Chico havia me falado sobre o Brasil nas várias entrevistas que fiz com ele, entre as quais a de 1992. Desde essa época, eu sabia que os estrangeiros viriam pra cá, mas o caro amigo não me havia falado na divisão do nosso país em várias partes, talvez para não assustar os leitores dojornal.Neusa enfatizou então o que ele havia dito:
“Do Brasil vai ficar apenas a região Sudeste, que será composta de Minas, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, e um pedaço do estado do Rio de Janeiro e do Paraná. As demais terras teremos de ceder aos estrangeiros”.Marjorie: Então, para a senhora, ele já havia dito algo também sobre o papel do Brasil nesses momentos de renovação do planeta?
Marlene: Sim, e nas várias ocasiões em que o entrevistei para o nosso jornal Folha Espírita e que as pessoas podem companhar melhor no livro Lições de Sabedoria, que contém várias entrevistas do médium ao longo de 23 anos.
Marjorie:Poderia nos dar mais detalhes?
Marlene: Lembro-me especialmente de uma entrevista que ele nos deu no Centro Espírita Perseverança, no dia 27 de dezembro de 1992 . Foi uma reunião comovedora e inesquecível. Chico foi recebido com pétalas de rosa, cânticos, e muito carinho; psicografou mensagem de Cornélio Pires e respondeu as perguntas de Guiomar Albanesi, a querida dirigente da Perseverança, sobre a missão do Brasil.Com a permissão de Guiomar, fizemos uma entrevista com ele para a Folha Espírita nesse dia.
Perguntei a ele, inicialmente o que muita gente indaga:
– Com tanta violência e corrupção em nosso país, os benfeitores acreditavam mesmo que o Brasil seja mesmo “o coração do evangelho”?
Chico nos respondeu que este era um assunto muito ventilado nas conversas com os companheiros de ideal. E ressaltou:
“O nosso Emmanuel é de opinião que dento do mundo turbulento, com a incompreensão comandando tantos corações, tantos milhões de pessoas, não pode ser motivo de dúvida para nós que o Brasil é o coração do mundo. Em comparação com outros povos e nações, nós estamos com nossa bandeira imaculada, inatingível por qualquer corrupção. Esta é a nossa claridade., porque nossas dificuldades tem sido sobrepujadas pela fraternidade com que nós nos amamos uns aos outros, pela facilidade com que aprendemos os ensinamentos dos nossos amigos espirituais, e vamos formando os núcleos de Paz e Amor que são as casas da nossa doutrina”. Percebi, então, que o compromisso do nosso país com a paz estava mantido.
Marjorie: Ele confirmou que somos o coração do mundo, mas e a “Pátria do Evangelho” já somos também?
Marlene: é aí, Marjorie, que está a questão. Ainda não somos.
Ele respondeu da seguinte forma:
“Quanto a conceituação de Pátria do Evangelho , nós somos compelidos a pensar no futuro, quando teremos, necessidade de exemplificarmos,até com o sacrifício, o Evangelho que nos foi confiado por Nosso Senhor Jesus Cristo.Sem nos esquecermos que,até ele foi atingido pelo sacrifício extremo para dar-nos essa alvorada maravilhosa, que é a doutrina de luz que nós abraçamos e que nos une a todos num abraço só,num só coração.E, agora, antes das lutas que o porvir nos reserva,serão horas difíceis para nós.”
Marjorie: Quer dizer,então,que, segundo o Choco Xavier ainda teremos que provar que somos Pátria do Evangelho?