QUE PAÍSES TAMBÉM SE CARACTERIZAM PELO DESENVOLVIMENTO DA MÚSICA EM MOMENTOS PASSADOS?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Estados Unidos
A música dos Estados Unidos é uma verdadeira mistura de etnias. Os gêneros musicais que nasceram por lá receberam influências dos nativos americanos, imigrantes europeus (principalmente da Inglaterra e da Irlanda) e africanos.
Ritmos que fazem sucesso no mundo inteiro surgiram no país, como o Blues, o Jazz, o Rock, o Funk, o Pop, o Hip Hop e o Country. O blues, por exemplo, é uma espécie de matriz para os estilos musicais estadunidenses. Isso porque a maioria deles são derivações do Blues que, por sua vez, tem origem africana e foi desenvolvido pelos escravos que trabalhavam nas plantações de algodão do sul dos Estados Unidos.
O jazz surgiu no fim do século XIX, ganhando suas primeiras configurações em Nova Orleans, baseadas na improvisação. O rock (assim como o jazz, foi derivado do blues) surgiu nos anos 1950 e lançou artistas como Chuck Berry e Elvis Presley, que influenciaram o mundo inteiro. O funk e o rap apareceram para dar voz aos afro-americanos, fazendo parte de um movimento de liberdade, colocando as causas sociais em pauta.
2. Inglaterra
Assim como as músicas folclóricas inglesas influenciaram as músicas estadunidenses, os Estados Unidos também teve grande influência na música da Inglaterra. Isso por conta da propagação do rock’n roll pelo mundo.
No final dos anos 50, milhares de garotos se inspiraram nos principais ídolos americanos do rock, Chuck Berry e Elvis Presley e criaram suas bandas. Dentre essas bandas surgiram os Beatles, que tiveram um grande papel na história da música inglesa.
Os Beatles iniciaram a “Invasão Britânica” (termo usado pela mídia para descrever o grande sucesso de artistas britânicos nos Estados Unidos e Canadá) iniciada em 1964. A partir daí, a invasão britânica se manteve firme.
Bandas Inglesas como Led Zeppelin e Black Sabbath criaram novos estilos de rock, o heavy metal e o hard rock. A Inglaterra também se destacou na ascensão do pop, com o pop-rock de bandas como o Queen, e o britpop, que lançou artistas como Oasis, Blur e Radiohead.
3. Irlanda
Como já dissemos, a música irlandesa também teve influências na música dos Estados Unidos. E, é claro, que o rock estadunidense também influenciou os estilos musicais da Irlanda. No entanto, a música irlandesa sempre manteve muitos de seus aspectos tradicionais, permanecendo viva até hoje.
Bandas Irlandesas como U2, Little Fingers Stiff e The Cranberries são exemplos da mistura da música tradicional do país com o rock. Grupos como o Afro Celt Sound System e Beoga tocam sons de raiz da cultura irlandesa e são bem populares.
Os instrumentos característicos da cultura irlandesa são as harpas, gaitas irlandesas, violino, flauta irlandesa, bodhrán, concertina, banjo, bandolim e bouzouki. O irish/celtic/folk/punk surgiu da mistura desses instrumentos com melodias de guitarra, baixo e bateria, mantendo viva e ativa a música irlandesa.
4. Austrália
A música australiana possui muitas influências britânicas. O cenário artístico da Austrália é forte, não é por acaso que a Opera House de Sydney é um dos principais símbolos do país.
Os caminhos foram abertos por nomes como AC/DC e INXS, precursores da exposição da música australiana pelo mundo. Silverchair e Wolfmother, por exemplo, também se tornaram mundialmente conhecidos. Porém, o que não poderia faltar na Austrália é a surf music, representada por bandas como Midnight Oil, Youth Yind e Sunnyboys.
Há também as músicas com pegadas mais folclóricas, com o didgeridoo, um instrumento de sopro dos Aborígenes australianos. Esse instrumento vem sendo utilizado em outros ritmos musicais, desde músicas de relaxamento até eletrônicas (e faz o maior sucesso!).
5. Argentina
O estilo musical da Argentina varia conforme as regiões do país, pois possui origens e influências bem diversificadas.
O tango é o ritmo mais conhecido mundialmente e foi desenvolvido em Buenos Aires e arredores. No interior do país, a música folclórica é bem forte, representada por nomes como Mercedes Sosa, Horacio Guarany e Los Nocheros. O quarteto e a cumbia, originários da província de Córdoba, começaram a ocupar um certo espaço dentro da música nacional argentina.
de nada, talvez
:3
Explicação: