Que outra expressão poderíamos usar para iniciar o texto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não são apenas os erros ortográficos que prejudicam a sua redação. Você sabia que alguns termos e expressões não são muito legais de serem usados em seu texto? Queísmo, repetição de palavras ou generalizações podem ser exemplos disso.
Isso não quer dizer que sua linguagem deve ser erudita e rebuscada, muito pelo contrário, o que a banca examinadora espera de você é muita clareza (e consistência naquilo que você defende).
O texto deve ser o mais preciso possível, então não é bom usar expressões vagas. Os termos incertos podem gerar aquela sensação de não saber exatamente o que está sendo falado e as afirmações ficam mal fundamentadas.
Quando introduzimos o nosso texto com uma frase pronta, por exemplo, daqueles ditos populares, pode parecer falta de repertório e, até mesmo, de originalidade.
Para te ajudar a aproveitar as suas 30 linhas da redação do Enem da melhor maneira, separamos 5 dicas sobre o que evitar em seu texto. Confira!
1. Falta de precisão
A precisão vocabular é um dos fatores mais importantes na construção de uma redação. Ela consiste em passar uma ideia clara, precisa e com coerência, sem necessidade de utilizar palavras rebuscadas. Lembre-se: o segredo de uma boa dissertação continua sendo a simplicidade!
A simplicidade passada de uma forma clara, direta e que seus argumentos sejam fundamentados, é muito bem avaliada pela banca examinadora.
Agora, veja alguns exemplos de termos que você deve evitar empregar na sua redação, pois trazem um sentido muito vago sobre a sua ideia.
Antigamente
Começar uma frase com “antigamente” traz uma ideia muito vazia. É preciso questionar-se: “Antigamente quando? Há 50 anos ou antes de Cristo? “qual a data que tal evento realmente aconteceu?”
Se você não datar o período ao qual você está se referindo, fica muito difícil confiar nas suas ideias – além de parecer que você não sabe quando determinado evento aconteceu.
Hoje em dia
Quando se inicia uma frase com “Hoje em dia” surge muitas dúvidas, por exemplo: Hoje em dia quer dizer no período Contemporâneo ou nos dias de hoje mesmo? Esse termo, apesar de se referir ao tempo presente, deixa uma ideia pouco fundamentada e vaga.
O uso de frases prontas pode prejudicar, e muito, o desempenho da sua redação. Esse é momento de mostrar a a sua autenticidade, originalidade e pensamento crítico, evitando clichês.
Muitas sociedades
Outro grande problema de falta de repertório que aparece muito nas redações. O uso de “muitas sociedades” ou “muitos países” aparecem com o intuito de exemplificar – e isso também não é muito legal. Vamos te mostrar como pode acontecer: