que os prisioneiros da alegoria da caverna acreditavam ser as sombras projetadas na parede? Explique.
URGENTE
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sócrates começa mostrando a Glauco uma realidade que acontece dentro de uma caverna, homens que viveram ali desde criança, que não tiveram contato com o mundo. Eram prisioneiros, acorrentados, olhando somente para frente e vendo nos muros sombras de objetos.
Em certo momento um é solto e forçado a andar em direção a luz, isso faria, a princípio, ele sofrer, teria resistência a luz, sofreria até conseguir se acostumar com aquele novo mundo fora da caverna. Depois de muito tempo perceberá tudo a sua volta, e verá que existe uma realidade diferente da que ele conheceu dentro da caverna.
Ao tomar conhecimento de tudo ele voltaria para mostrar aos seus que existe um mundo que vai além daquele em que eles se encontram, mas os seus não aceitariam por estarem acomodados, acostumados com aquela realidade, e assim o matariam.
A Alegoria da caverna faz uma analogia entre mundo material e o mundo das ideias, a cavernarepresenta o mundo material que vemos e tocamos. O mundo fora da caverna representa o mundo das ideias, o pensamento, o conhecimento. E adquirir esse conhecimento a princípio pode ser doloroso, e ao tentar passar esse conhecimento para frente pode ser mais doloroso ainda pois os que ouvem talvez não queiram aceitar aquilo de novo que a pessoa que “saiu da caverna” tem para ensinar.
O papel do filosofo nesse mito é conhecer a verdade, para isso sofrerá um pouco, e depois mostrar para os seus que existe um mundo que vai além daquele que eles estão acostumados, claro que uns não irão aceitar.
Explicação:
Segue um estudo sobre a alegoria da caverna, isso te ajudará.