ENEM, perguntado por limakimberlyf8162, 10 meses atrás

que os adultos ignoravam. [...] A estrada é cheia de armadilhas, dealçapões, de mundéus perigosos, para não falar em desviostentadores, mas eu podia percorrê-la na ida e na volta de olhosfechados sem cometer o mais leve deslize. Era por isso que eu nãogostava de viajar acompanhado, a preocupação de salvar outrosdo desastre tirava-me o prazer da caminhada, mas desde criançaeu era perseguido pela insistência dos que precisavam viajar etinham medo do caminho, parecia que ninguém sabia dar umpasso sem ser orientado por mim, chegavam a fazer romaria lá emcasa, aborreciam minha mãe com pedidos de interferência; e comoeu não podia negar nada a minha mãe eu estava sempre naestrada acompanhando uns e outros. [...]VEIGA, José J. Fronteira. In: Melhores contos J. J. Veiga. Seleção de J.No conto "Fronteira", há a inversão dos papéis comumenteatribuídos ao adulto e à criança. Nessa inversão, a imagem dacriança é construída por meio daa) metáfora de um saber excepcional, manifesto no poder deajudar os adultos a realizar suas travessias.b) alegoria de um anjo guardião das passagens secretas,conhecidas apenas pelos iniciados nos mistérios da magia.c) paráfrase do mito dos profetas messiânicos, que conduzem osviajantes por espaços insólitos.d) hipérbole da capacidade imaginativa na infância, que transformaestradas comuns em travessias perigosas.e) estilização das parábolas bíblicas, explícita nos ensinamentosadquiridos ao longo da existência.Aderaldo Castello. 4. ed. São Paulo: Global, 2000. p. 37.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Letra a.

Nota-se, por intermédio da leitura textual, que a ação da metáfora é determinante para a criação da imagem de uma pessoa que ainda criança, apresentava grandes aspectos inerentes a adultos.

E por isso, é visto como um ser mais maduro, capaz de auxiliar os demais nas trajetórias que eram percorridas no decorrer da vida de cada um, e por isso, sempre era solicitado como companheiro adequado diante de tais momentos.

Perguntas interessantes