que obstáculo que odisseu enfrentou e como superou.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ulisses e os companheiros. Levavam odres cheios de vinho, para darem em penhor de hospitalidade a quem eventualmente viessem a encontrar. Entraram numa caverna, onde encontraram comida, mas foram surpreendidos pelo regresso de quem lá morava, o Ciclope Polifemo, monstro gigantesco com um só olho no meio da testa, que os fez prisioneiros e se preparava para os comer a todos. Ulisses foi então dando os odres de vinho ao Ciclope, que se deliciou com ele e, em reconhecimento pelo saboroso presente, prometeu ao herói que o devoraria em último lugar. De caminho, perguntou a Ulisses como se chamava, ao que ele lhe respondeu: ‘Ninguém’.
Bebido o vinho até à última gota, Polifemo adormeceu, altura em que Ulisses e os companheiros que ainda não tinham sido comidos aproveitaram para lhe furar o único olho e o cegar. Aos gritos de pedido de ajuda do gigante, acorreram os outros Ciclopes, que lhe perguntavam quem lhe estava a fazer mal. Mas, como Polifemo respondia: ‘Ninguém’, foram se embora convencidos de que ele não estava no seu perfeito juízo.
De manhã, quando o rebanho de Polifemo saía da caverna para ir pastar, Ulisses e os companheiros sobreviventes conseguiram fugir agarrados à barriga dos animais: o Ciclope, cego, passava-lhes a mão pelo dorso para perceber quem saía e não se dava conta de que os homens iam ‘colados’ ao ventre dos bichos. E assim se salvaram, mais uma vez graças à astúcia de Ulisses.