História, perguntado por ilaisa007, 9 meses atrás

que objetivo levou os portugueses a construir a feitoria de sofala​

Soluções para a tarefa

Respondido por xandeesenna
2

Resposta:

Com uma estrutura de certa forma corporativa, a feitoria assentava na defesa dos interesses comuns dos seus mercadores e nas relações económicas e políticas regulares com a região ou nação onde estavam sedeados. Era constituída desde uma simples casa até um conjunto de equipamentos e estruturas militares ou de acolhimento e manutenção de navios, para além de armazéns, capela e edifícios da administração, da justiça e da diplomacia. As feitorias gozavam de um conjunto de privilégios e facilidades em termos financeiros e organizativos, para além de garantias de segurança e jurisdição de acordo a da nação que representavam. As relações entre marinheiros, mercadores e portugueses eram também superintendidas pelas feitorias, que procuravam centralizar ainda a cobrança de taxas sobre a navegação aos navios lusos. Compunham a feitoria o feitor, nomeado e pago pelo rei (às vezes o único funcionário da feitoria), que representava o rei (e às vezes particulares também), com funções administrativas, diplomáticas, económicas e financeiras (nas estruturas mais complexas estas funções eram partilhadas por vários mercadores); escrivães; almoxarifes; tesoureiros; juiz; cônsules; militares (principalmente nas novas terras descobertas ou conquistadas).

Explicação:

Respondido por marcoszapata78
0

Os portugueses construíram a feitoria de Sofala em Moçambique para auxiliar a saída do ouro extraído na região e enviado pelo porto da cidade que levava o nome de Sofala.

Feitoria de Sofala

A feitoria de Sofala, na costa leste de Moçambique, na África, foi construída em 1505 pelos portugueses, para escoar o outro extraído e minerado na região.

Inclusive, naquela época, havia muitos mercados muçulmanos na região e que utilizavam o local como estrutura.

Desta maneira, com esse forte de Sofala construído em Moçambique, Portugal passou a ter amplo controle do mercado de ouro na região. No entanto, com o passar dos anos, essa feitoria se mostrou altamente deficitária, gerando um gasto muito grande para os portugueses durante o século 16.

Para saber mais sobre as feitorias, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/1959119

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes