Geografia, perguntado por Rafinha123111, 1 ano atrás

Que mudanças você observa entre as pirâmides do Brasil de 1800 e 2010 justifique as transformações observadas

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por NaluNalua0303
3
Muitas mulheres hoje em dia não querem ter filhos, pois tem prioridades como carreira e etc. A taxa de fecundidade no Brasil (número de filhos por mulher) está diminuindo com o tempo, pelo fato da melhora de modos para evitar a gravidez como anticoncepcionais. Os idosos estão vivendo por mais tempo e isso gera custos para o governo. Com o número de fecundidade  baixo, daqui a 25 anos aproximadamente, vão faltar adultos para pagar a previdência social (aposentadoria) dos jovens de hoje em dia e isso gerará uma grande crise no Brasil.

Espero ter ajudado
Respondido por Stephanysd
0
Observa-se um estreitamento da base e um alargamento do pico da pirâmide (ainda que pequeno se comparado a projeção da pirâmide etária de 2060). 
Tais fatos são decorrentes de:
Base: a redução indica queda na taxa de natalidade e de fecundidade, sendo essas as consequências da revolução urbano-industrial, em que o uso de contraceptivos tornaram-se intensos (especialmente a partir da década de 80) e a participação da mulher no mercado de trabalho se tornou cada vez mais acentuada. Além, claro, de uma maior preocupação em qualificação profissional, o que envolve investimentos em graduação,mestrados e doutorados. Tudo isso fez com que os jovens repensassem mais sobre ter filhos, buscando primeiramente uma estabilidade financeira.
Pico: está associada à maior expectativa de vida, o que envolve conquistas nas condições de saneamento básico, nas campanhas de vacinação, na difusão de métodos de higiene pessoal e coletiva, no maior acesso à medicamentos, na eficiência dos tratamentos médicos (avanço da medicina)  e na melhoria dos padrões de alimentação (alimentos são conservados por meio das geladeiras, estabelecimentos devem estar nos padrões da vigilância sanitária, alimentos industrializados são passados por diversos testes de qualidade). Tudo isso fez com que a população se tornasse mais idosa se comparado à pirâmide de 1980.
Espero ter ajudado :)
Ps: quanto a projeção, há uma preocupação pois o aumento da população idosa associado à redução das taxas de natalidade e de fecundidade faz com que o corpo da base se torne mais estreito. Dessa forma, cada vez mais, terão menos jovens (a maioria economicamente ativa e ,portanto, contribuintes) sustentando mais idosos. Isso fará com que ocorra uma implosão do sistema previdenciário, obrigando os governantes a ampliarem cada vez mais a idade mínima de aposentadoria, além do pagamento de valores abaixo dos índices de inflação, o que leva muitos aposentados a continuarem trabalhando para garantir seu sustento e da família. 
Essa questão é fácil de ser compreendida, creio que você conheça alguém, mais velho, que tenha tido 8 ou mais filhos (sua avó ou bisavó), e seus pais provavelmente tiveram entre 2 ou 3 filhos. Possivelmente, vc terá 1 ou 2.. e creio que vc tbm conhece algum aposentado que continua trabalhando. Essa mudança etária está muito visível atualmente.
Perguntas interessantes