Que mudanças ocorreram na regionalização do Brasil desde a criação do IBGE ?Que critérios nortearam?
Soluções para a tarefa
O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é uma Instituição pública do governo criada em 1934 como o objetivo de fornecer dados ligados à geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, para os órgãos do governo. Para tal o país precisou ser dividido em regiões de acordo aspectos físicos e socioeconômicos.
Desta forma a primeira divisão criada era composta por: Norte :Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Acre. Centro: Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Leste: Bahia, Sergipe e Espírito Santo. Nordeste: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Já em 1945 o Brasil recebeu uma nova subdivisão, passando a ser composto pelas regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul.
Em 1950, Maranhão e Piauí se juntaram a região nordeste enquanto que Minas Gerais e Rio de Janeiro se uniram a região Leste.
Por fim em 1970, chegamos a divisão atual do território com as regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, e Sul. Mas algumas adaptações foram necessárias em 1990 após a Constituição de 1988
Foram feitas as regiões geoeconômicas com 3 regiões era do IBGE com 5