História, perguntado por juliamoraes299, 10 meses atrás

Que mudanças a ditadura militar (1964 a 1985) impôs ao sistema político-eleitoral brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por kaylane9496
4

Resposta:

Entre 1964-85, o Brasil viveu sob uma ditadura militar. Durante o governo do presidente João Goulart, que foi derrubado por um golpe de Estado, um tema que ganhou importância crescente foram as reformas de base. O Brasil tinha vivido grandes transformações desde os anos 1940, de modo que, ao assumir o cargo, Jango encontrou muitos problemas sociais e econômicos que precisavam ser  resolvidos.

Setores da sociedade, como a classe média e a Igreja Católica, temiam o avanço do movimento comunista, em quem o presidente buscava cada vez mais apoio. Latifundiários ficaram preocupados com a reforma agrária e a tensão que ela poderia gerar no campo. Empresas multinacionais se sentiram prejudicadas com os limites impostos à remessa de lucros para o exterior. Os militares também passaram a apontar o perigo que as mobilizações populares representavam para a democracia, ao subverterem a ordem e a paz

Nesse cenário de intensa agitação e radicalização política, o golpe contra João Goulart veio dos segmentos mais conservadores. A intervenção dos militares contou com o apoio civil, inclusive no Congresso Nacional, que oficializou um golpe contra um presidente constitucionalmente eleito. Muitos civis que apoiaram a intervenção pensaram que o golpe se resumiria ao afastamento de João Goulart, ao restabelecimento da ordem e à passagem do poder novamente aos civis, o que, no entanto, só ocorreu 21 anos depois.

Explicação: Bons esdudos


kaylane9496: melho comversar na caixa de mensagens |:
juliamoraes299: concordo
juliamoraes299: ou melhor passem o número de vcs um pro outro aí vcs conversam com mais privacidade
juliamoraes299: o que acham
juliamoraes299: Bem melhor né
kaylane9496: sim
kaylane9496: passa o numero ai
Perguntas interessantes