Que mudança Lutero e Calvino realizam na visão de trabalho ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento. Essas defesas iam ao encontro dos interesses da burguesia de Genebra, que acolheu Calvino e cedeu-lhe grande espaço para atuação política.
Resposta:
Quando estudamos as Reformas Protestantes, dois nomes destacam-se: Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564). Sabemos que Lutero, apesar de ter tido alguns precursores, foi o primeiro reformador religioso a ter um impacto realmente decisivo no interior da tradição da Igreja Católica e, sobretudo, na instituição política do Sacro Império Romano-Germânico.
A circulação das ideias luteranas (propiciadas principalmente pela invenção da máquina de imprensa) logo alcançou a Europa inteira e passou a influenciar desde clérigos e camponeses a reis e nobres. Um dos lugares de maior repercussão do luteranismo foi a Suíça, onde floresceu, a partir da década de 1530, o pensamento de João Calvino. Para compreendermos o contexto em que se desenvolveu o calvinismo, é necessário entender um pouco da situação da Suíça nessa época.