que movimentos artisticos surgiram no século xx
achem no texto
O teatro teve sua origem no século VI a.c., na Grécia, surgindo das festas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, duravam dias seguidos e aconteciam uma vez por ano na primavera, período em que se fazia a colheita do vinho naquela região.
O teatro grego surgiu, segundo historiadores, quando um participante desse ritual sagrado resolveu vestir uma máscara humana, e disse: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, e pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.
Paralelo a este acontecimento, foram surgindo os prédios teatrais gregos, que eram construções ao ar livre. O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, proscênio e palco.
A arquibancada era feita de pedras e sua utilização pelos cidadãos gregos era democrática. Dali todos podiam assistir, com a mesma qualidade de visão, às tragédias, comédias e sátiras. A orquestra era o espaço central circular onde o coro, formado por dançarinos, se apresentava. O proscênio destinava-se ao corifeu, líder do coro. Era o espaço entre o palco e a orquestra, e o palco, construído inicialmente de madeira e mais tarde em pedra. Era o espaço destinado à exposição dos cenários e para troca de figurinos e máscaras. Podemos encontrar diferentes vestígios desta cultura artística em nosso teatro contemporâneo.
Com o passar do tempo, muitas transformações ocorreram no mundo, e muitos estilos teatrais foram surgindo. No século XIX, os fundamentos estéticos vivenciados entre público e artistas, no âmbito do teatro, foram desafiados e ampliados no século XX, expandindo-se em experiências e inovações teatrais. Naquele momento, o naturalismo cênico dominava as convenções teatrais. Em seguida, no início do século XX, novos movimentos e experimentações artísticas começaram a surgir em oposição às regras dominantes. Desses movimentos artísticos se destacam o Expressionismo alemão, o Teatro Épico, o Teatro da Crueldade e o Teatro do Absurdo, e no Brasil, o teatro contemporâneo, que teve início com Nelson Rodrigues (1912-1980), com sua peça “Vestido de Noiva”, em 1943. Outros autores do panorama contemporâneo brasileiro são: Jorge de Andrade (1922-1983), Plínio Marcos (1935-1999), Ariano Suassuna (1927), Dias Gomes (1922-1999), entre outros. No Teatro Contemporâneo, existem diversas modalidades teatrais, como: Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Teatro Pós-dramático, Videoteatro, Performances, etc.
Um dos grandes dramaturgos da contemporaneidade é Augusto Boal, criador do “Teatro do Oprimido”, cujo objetivo é transformar o espectador em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a ser protagonista e transformador da ação dramática, conscientizando-se da sua autonomia diante dos fatos cotidianos, indo em direção a sua real liberdade de ação.
me ajudem
Soluções para a tarefa
Explicação:
Nessa turbulência, os principais movimentos e tendências artísticas que marcaram o século XX foram o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art que expressaram a perplexidade do homem contemporâneo em meio a essa explosão de mudanças históricas
Resposta:
No início do seculo XX, novos movimentos e experimentações artísticas começaram a surgir em oposição às regras dominantes. Desses movimentos artísticos se destacam o Expressionismo alemão, o Teatro Épico, o Teatro da Crueldade e o Teatro do Absurdo, e no Brasil, o teatro contemporâneo. No Teatro Contemporâneo existem diversas modalidades teatrais, como: Teatro do Oprimido, Teatro de Rua, Teatro Pós-dramático, Videoteatro, Performances, etc.
Explicação: