História, perguntado por joaopedrofranca343, 2 meses atrás

Que motivos explicam a expansão do território colônial português.3L. POR FAVOR e PRA AMANHÃ!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por lusilvasa2015
2

Resposta:

grande motivo foi a união Ibérica que uniu Espanha e Portugal assim não tendo mais limite entre as fronteiras do império colonial espanhol e do império colonial português os nossos Bandeirantes expandiram a nossa terra invadindo matando a população indígena ou escravizando para conseguir o precioso ouro brasileiro sendo um período muito conturbado da história brasileira

Anexos:

joaopedrofranca343: Obrigado
Respondido por iansniper117
1

Resposta:

Conforme sabemos, a atual configuração do território brasileiro é bem diferente daquela que foi originalmente estipulada pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494. A explicação para a ampliação de nossos territórios está atrelada a uma série de acontecimentos de ordem política, econômica e social que, com passar do tempo, não mais poderiam ser suportadas pelo acordo assinado entre Portugal e Espanha no final do século XV.

O Tratado de Madri, de 1750, seria criado para oficialmente anular os ditames propostos pelo Tratado de Tordesilhas. Segundo esse documento, o reconhecimento das fronteiras passaria a adotar o princípio de utis possidetis. Isso significava que quem ocupasse primeiro uma região teria seu direito de posse. Dessa forma, Portugal garantiu o controle das regiões da Amazônia e do Mato Grosso. Contudo, os lusitanos abriram mão da colônia de Sacramento pela região dos Sete Povos das Missões.

A medida incomodou os jesuítas e índios que habitavam a região de Sete Povos. Entre 1753 e 1756, estes se voltaram contra a dominação portuguesa em uma série de conflitos que marcaram as chamadas “guerras guaraníticas”. Com isso, o Tratado de Madri foi anulado em 1761. Em 1777, o Tratado de Santo Idelfonso estabelecia que a Espanha ficasse com as colônias de Sacramento e os Sete Povos. Em contrapartida, Portugal conquistou a ilha de Santa Catarina e boa parte do Rio Grande do Sul.

Somente em 1801, a assinatura do Tratado de Badajós deu fim aos conflitos e disputas envolvendo as nações ibéricas. De acordo com seu texto, o novo acordo estabelecia que a Espanha abriria mão do controle sobre os Sete Povos das Missões. Além disso, a região de Sacramento seria definitivamente desocupada pelos lusitanos. Com isso, o projeto inicialmente proposto pelo Tratado de Madri foi retomado.


iansniper117: espero ter ajudado
joaopedrofranca343: Obrigado
Perguntas interessantes