que modalidade de teatro originou o teatro de objetos
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Resposta:
O teatro de objetos é considerado uma vertente do teatro de animação ainda pouco estudada no
Brasil. Este termo surgiu na década de 80 e diz respeito a encenações onde o foco principal está voltado
para objetos prontos, deslocados de suas funções utilitárias e que se tornam personagens na cena.
Acreditamos que o teatro de objetos é herdeiro de movimentos artísticos plásticos e teatrais que se
desenvolveram ao longo do século XX e discutiam o sentido da obra de arte, as possibilidades expressivas
dos objetos e a relação destes com os indivíduos e com a sociedade.
Explicação:
tmj
Olha, acho que vou poder te ajudar!
O teatro de objetos já foi e ainda é um segmento do teatro de animação que surgiu na década de 1980, a partir do encontro dos grupos franceses Théâtre de Cuisine, Gare Centrale, Giulio Molnar, Théâtre Manarf, Vélo Théâtre e o Teatro Delle Briciole.
primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.
O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
O teatro de objetos é considerado uma vertente do teatro de animação ainda pouco estudada no
Brasil. Este termo surgiu na década de 80 e diz respeito a encenações onde o foco principal está voltado
para objetos prontos, deslocados de suas funções utilitárias e que se tornam personagens na cena.
Acreditamos que o teatro de objetos é herdeiro de movimentos artísticos plásticos e teatrais que se
desenvolveram ao longo do século XX e discutiam o sentido da obra de arte, as possibilidades expressivas
dos objetos e a relação destes com os indivíduos e com a sociedade.
A partir de uma perspectiva historiográfica,
serão apresentados movimentos das artes
plásticas e do teatro que discutiram, ao longo do
século XX, o objeto enquanto possibilidade de arte
e de anti-arte. Os movimentos artísticos
analisados serão o Dadaísmo, o Surrealismo e a
Arte Pop. Também faremos uma abordagem sobre
o objeto no teatro por meio da análise de
paradigmas que orientaram Craig, Appia,
Maiakovski e Tadeuz Kantor, buscando pontos de
contato com o teatro de objetos.
Resultados
Na segunda metade do século XX o
capitalismo consubstanciou-se como sistema
econômico, alicerçado, sobretudo, na sociedade
de consumo. As regras mercadológicas passaram
a basear-se na constante substituição dos
produtos, incentivando as pessoas a comprarem
cada vez mais. A ânsia pelo novo, pelo mais
moderno, pelo high-tech intensifica a
descartabilidade e o consumo desenfreado.
Neste contexto está inserido o teatro de
objetos, feito a partir de coisas cotidianas e
utilitárias, sobretudo descartadas, como
brinquedos quebrados, objetos de plástico,
imagens de propagandas, artefatos facilmente
encontrados em lojas de 1,99 etc.
Direta ou indiretamente, o teatro de
objetos critica a relação hedonista que a
sociedade de consumo prega entre indivíduo e
mercadoria, muitas vezes fazendo os próprios
indivíduos confundirem-se com as coisas.
A produção e a comercialização de objetos
intensificaram-se no decorrer do século XX e os
movimentos artísticos, contemporâneos deste
aumento do consumo, retratam as relações entre
objeto, indivíduo e sociedade, também
influenciados pelos contextos políticos e
econômicos de suas épocas, marcados pelos
traumas das duas grandes guerras mundiais, pelo
holocausto, pela guerra fria e pela globalização.
no entanto a modalidade- O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade de teatro de bonecos e já foi foco em muitos festivais nacionais e internacionais.
O gênero foi criado pelas bonequeiras nordestinas Denise de Santos e Ismine Lima há 29 anos e já tomou o mundo.
Espero muito ter ajudado, se estiver algo de errado deixe um comentario construtivo para mim! :)