Que método utiliza a filosofia?
lumorena22:
Para aprender a filosofar,é fundamental de extrema importancia um método exclusivo de investigação, quem pretende filosofar deve seguir um principio ou regra básica: tudo o que se diz deve ser demonstrado, isto é, explicado por meio de uma argumentação que utilize apenas premissas válidas ou verdadeiras, articuladas de maneira lógica. Ou seja, é a regra da razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É muito importante que você separe desse questionamento o que é na verdade um outro questionamento, bem distinto, relativo ao método do pensamento aplicado a algum problema específico, esta última questão não consegue responder o que seja "método do pensamento filosófico". O método de cada filósofo, mais específico do que o "método filosófico de pensar". São vários os métodos possíveis para exercitar um pensamento filosófico, relativamente ao objeto, de acordo com as inclinações de cada filósofo.
Respondido por
2
Que método utiliza a filosofia? Que regra básica não se deve esquecer para aprender filosofar?
Que método utiliza a filosofia? Que regra básica não se deve esquecer…mostrar
Para aprender a filosofar, claro que o questionamento é fundamental. Mas acho que de extrema importancia é aprender a se retirar do centro do mundo. E isso é muito difícil para o filosofo.
As pessoas são treinadas a vida inteira para se colocarem no centro do universo. Natural, afinal você é o centro de tudo que pode sentir. O que você conhece de mundo é o que você capta, então, de certa forma, você , na prática, está no centro do seu mundo. Bem como eu estou no centro do meu.
Acho que o estudante de filosofia, seja lá qual for a corrente, tendencia, aspecto, deve se retirar do centro e se colocar alheio, mas também parte do meio, para, aí sim, se questionar sobre o mundo e poder buscar em si mesmo, e no mundo do qual ele faz parte, as respostas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás