História, perguntado por lmulchande, 7 meses atrás

Que medidas Salazar tomou para consolidadar o seu poder?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucascaetano2012
1

Resposta:

A exaltação do líder, que está sempre certo nas tomadas de decisão;

A existência de um só partido, a União Nacional, partido do governo;

A Repressão através da política da Polícia Internacional de Defesa do Estado;

A Censura aos meios de comunicação social;

O Nacionalismo exacerbado;

Criação da Mocidade Portuguesa: organização juvenil criada em 1936 com o intuito de orientar a juventude para os valores patrióticos e nacionalistas do Estado Novo. Observando que a inscrição era obrigatória entre os sete e os quatorzes anos;

O Resguardo dos valores morais e tradicionais;

Retirada de todo caráter reivindicatório dos trabalhadores através da politica corporativista;

Publicação do Ato Colonial, no qual as Colônias Portuguesas existentes faziam parte integrante da Nação Portuguesa e por isso deveriam ser defendidas, civilizadas e colonizadas.

Política econômica protecionista que tinha por fim a redução das importações e aumento da produção do país e no investimento da construção de obras públicas.

O Salazarismo foi uma das mais longas ditaduras do século XX, inspiradas no modelo fascista.

Durante este período Portugal viveu na censura, repressão e sob o poder autoritarista Salazarista.

A ditadura chegou ao fim em 25 de Abril de 1974, derrubada pela Revolução dos Cravos, forte manifestação militar.

Essas ações renderam a Salazar influência e poder, tanto que ele conseguiu retirar dos militares a força que possuíam até aquele instante.

À frente do Governo, Salazar implantou uma nova Constituição. A nova constituição de 1933 consentiu o fim da Ditadura Militar e o começo da Ditadura Salazarista, essa atitude tinha como finalidade a mudança dos poderes políticos portugueses, e assim foi feito. Através da política salazarista observou-se quase de imediato a perda da liberdade de expressão, do direito à greve e à restrição da ação de alguns órgãos de poder, como a Assembleia Nacional. O poder do Presidente da República passou a ser figurativo. Nesse contexto, a autoridade estava concentrada nas mãos do Primeiro Ministro.

Explicação:

Salazar desenvolveu uma política apoiada no exército e na Igreja, e tinha por princípio defender “a civilização cristã” dos males da época: comunismo, internacionalismo, socialismo, etc.

A organização do Estado Novo, em 1933, seguiu as tendências fascistas: defendia o corporativismo, combatia a democracia e a atividade parlamentar.

Pelo “Estatudo do Trabalho” foram instalados sindicatos únicos e patronais, controlados pelo Estado.

O Poder Executivo contava com a presença de uma Câmara Corporativa de caráter consultivo e de uma Assembléia Legislativa. Entretanto, o Poder Executivo possuía o direito de veto sobre todos os projetos votados pela Assembléia, assim como o direito de dissolvê-la, quando bem entendesse.


lmulchande: obrigadaa
Perguntas interessantes