Que medidas Hitler deu ao assumir o cargo para evitar a oposição?
Soluções para a tarefa
Por meio da formação de um Estado Parte e da eliminação do SA.
Explicação:
Em 1933, o Partido Nacional Socialista (nazista) chegou ao poder na Alemanha quando seu líder, Adolf Hitler, tornou-se chanceler.
Um dos primeiros passos, para garantir que nenhum oponente pudesse interferir, foi a introdução de uma estrutura de "um partido" excluindo do Parlamento (ou reduzindo) a presença de representantes de outros partidos, como comunistas, socialistas, social-democratas, etc. às vezes até os atacando fisicamente.
Isso foi possível e feito por meio de uma atividade inteligente de propaganda acusando os "partidos decadentes" de colocarem a Alemanha em perigo com suas ações e, assim, não valer a pena representar o povo no parlamento:
os comunistas porque ligados à União Soviética e, portanto, acusados de serem servos de Stalin e tentando, com suas ações e ideais de revolução, lidar com a Alemanha para ele (isso era particularmente atraente para os ricos e industriais);
os socialistas e social-democratas porque são culpados de sempre brigar no parlamento sem chegar a nenhuma conclusão ou resolver problemas e deixar a Alemanha em um estado de indefesa e prostração como depois da Primeira Guerra Mundial (isso foi particularmente atraente para as massas enfurecidas após a capitulação e induzidas pensar que foram traídos pelos partidos fracos da Alemanha).
Mas Hitler não tinha inimigos apenas em outros partidos.
A facção paramilitar nazista das SA (SturmAbteilung - Action Squads) liderada por Ernst Rohm representava um grande perigo para as ambições políticas e a posição de Hitler. Em 1934, Hitler libertou a SS (com inveja do poder de Rohm e liderada por seu antagonista H. Himler) em um expurgo da SA. Durante a Noite das Facas Longas, Rohm foi preso e assassinado e inúmeros outros membros das SA foram eliminados em toda a Alemanha. Depois desta noite, o SA tornou-se uma espécie de formação de desfile folclorística usada apenas durante as celebrações nazistas e comícios do Partido para lembrar os bons e velhos tempos da história nazista.
Em geral, os oponentes do nazista eram excluídos de posição de destaque e seus nomes, ocupações, habilidades e origem registrados em listas que mais tarde seriam usadas para prendê-los para serem enviados a campos de concentração e ... desaparecer!
Essas ações foram implementadas até de pessoa a pessoa e localmente. Lembro-me de uma anedota de um amigo alemão de meu pai (que testemunhou aquele período) que nos contou esta história:
Por toda a Alemanha, funcionários do governo estavam “censurando” os donos de rádios (naquela época comparáveis, como influência, como a TV de hoje) perguntando também se eles queriam trocar seus aparelhos “velhos e surrados” por um novo totalmente gratuito fornecido pela estado (obviamente este conjunto novo e gratuito não poderia realmente pegar TODAS as estações de rádio ... seus seletores de frequência foram ajustados!). A maioria considerando o tipo de pedido de estilo “mafioso” e imaginando a consequência de uma recusa obviamente aceitou o novo conjunto. Quando os funcionários encontraram alguém que não queria trocar seu rádio de maneira simples e amigável, disse-lhe: “Senhor, poderia nos dar o seu nome, endereço e ocupação .... só para registro, sabe ...”
Espero que ajude!