História, perguntado por astronauta1520, 9 meses atrás

que medidas foram tomadas pelo presidente figueiredo visando a abertura política no brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Emerson182727
16

Resposta:

Uma das principais medidas tomadas por esse novo governo foi abolir o sistema bipartidário e realizar a anistia política dos militares e perseguidos políticos. Inicialmente, o projeto de anistia não iria beneficiar todos envolvidos com crimes políticos, no entanto, o projeto de lei sofreu alterações que perdoava todos os acusados de praticar tortura e devolvia direitos políticos plenos aos exilados.

Uma grande reforma estabeleceu a criação de diversos partidos políticos. O ARENA, partido dos militares, transformou-se no Partido Democrático Social (PDS) e abrigava os conservadores e beneficiários da ditadura. O MDB, que realizava a tímida oposição durante a linha dura, transformou-se em Partido do Movimento Democrático brasileiro (PMDB). Novos partidos também apareceram: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores e Partido Popular.


astronauta1520: valeu cara :)
Respondido por eduardospagnolo
1

As medidas que foram tomadas pelo presidente Figueiredo visando a abertura política no Brasil foram o fim do bipartidarismo político, a realização da Lei da Anistia, e a reforma constitucional onde o governo pronunciou-se sobre a possibilidade do exercício do poder sem a presença dos atos institucionais.

Governo Figueiredo e a Abertura Política no Brasil

O Governo Figueiredo ficou marcado pelo início da abertura democrática no Brasil, onde foram feitas diversas mudanças que cessou o período de repressão e acabaria com o regime ditatorial que durou 21 anos.

Os atos mais simbólicos foram o fim do bipartidarismo, onde foram extintos os partidos Arena e MDB, e a criação de novos partidos com grande adesão popular como por exemplo o Partido dos Trabalhadores (PT), criado por Luís Inácio Lula da Silva e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) criado por Leonel Brizola.

O outro foi a criação da Lei da Anistia, onde colocava um fim na perseguição política dos exilados, porém teve como verdadeira intenção anistiar os militares golpistas e arquivar todos os atos contra os direitos humanos que foram realizados durante esse período.

Saiba mais sobre "Governo Figueiredo e a Abertura Política no Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/4161662

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes