Que medidas contribuem para o bom funcionamento do sistema linfático?
Soluções para a tarefa
O sistema linfático é o principal responsável pela defesa do nosso organismo, sabia? Isso porque ele transporta a linfa (líquido viscoso e amarelado que elimina as impurezas do corpo) por todo o sistema circulatório. Além disso, ele também protege as nossas células e melhora nosso mecanismo de defesa, dando um up na imunidade.
O problema é que, quando o sistema linfático está intoxicado (com resíduos acumulados, por exemplo), ficamos mais cansados e propensos a doenças. É por isso que você tentar evitar isso ao máximo, se alimentando de forma correta e seguindo atividades recomendadas. Quer saber como desintoxicar o sistema linfático e seguir uma rotina saudável? É só continuar lendo!
Exercício físico auxilia na circulação sanguínea
Todos sabem que a prática de algum exercício físico é importante para a saúde de todo o organismo. Só que no que diz respeito ao sistema linfático, em especial, as atividades aeróbicas (como a caminhada, por exemplo) são realmente importantes, pois aliviam o estresse e estimulam a circulação do sangue e o funcionamento do sistema linfático em si. Além disso, evitar momentos de estresse e ansiedade é importante para proteger o nosso sistema imunológico. É por isso que a prática de exercício físico, que também funciona para relaxar a mente, é tão indicada.
Faça chás e infusões desintoxicantes
Existem alguns chás desintoxicantes que também ajudam a manter o corpo saudável e fortalecido. A combinação limão + canela, por exemplo, é ótima para limpar o organismo e fortalecer a imunidade. Isso porque o limão é uma fruta rica em vitamina C e antioxidantes, já a canela funciona como termogênico (acelerando o metabolismo) e também estimula o sistema imunológico.
Além disso, existem plantas, ervas e outros ingredientes que também rendem chás bem saborosos e desintoxicantes. A fitolaca, por exemplo, é uma erva pouco conhecida mas que faz um bem danado para a saúde do sistema linfático, pois estimula o fluxo da linfa e também atua como anti-inflamatório natural. Outra dica interessante é fazer infusões com plantas medicinais, como a bardana, que tem um potencial depurador, auxiliando na eliminação de toxinas. Para manter o corpo saudável, você pode tomar ao menos um chá desses por dia. Outros ingredientes para fazer chás desintoxicantes são: dente-de-leão, alho + limão, hibisco, capim limão, erva-doce e erva-cidreira.
Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais e outros ingredientes naturais
Quando se trata de desintoxicar o organismo, o mais importante é montar um cardápio de alimentação que seja o mais natural possível. Frutas consumidas in natura, por exemplo, fornecem uma quantidade enorme de vitaminas, minerais, potássio, antioxidantes e outras substâncias que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, elas possuem enzimas que ajudam a deixar o sistema linfático mais puro. Folhas verdes, legumes e alimentos naturais também são sempre bem-vindos. O ideal é que você tente evitar alimentos industrializados (com muito sódio e açúcar, por exemplo) para que, assim, o corpo fique mais purificado e saudável.
Oleaginosas também ajudam a purificar o sistema linfático
Além de serem importantes fontes de fibra e vitamina E, as oleaginosas também auxiliam no processo de desintoxicação do sistema linfático. Por isso, você pode acrescentar algumas delas ao seu dia a dia, como a castanha do Pará, nozes, amêndoas e avelãs. Só que você não precisa comer todas no seu dia a dia, basta ir alterando com o tempo. A castanha do Pará, em especial, traz muitos benefícios para o organismo. Ela é rica em resveratrol, que é uma substância que estimula a circulação sanguínea.
Obs.: Existem outros alimentos que também auxiliam nesse processo de desintoxicação, tais como verduras com bastante clorofila (alface, brócolis, espinafre, agrião e salsa, por exemplo). Além disso, não se esqueça de beber bastante água todos os dias. Assim, você mantém o seu corpo hidratado e livre de toxinas.
espero ter ajudado!