Que mecanismos fisiológicos atuam na regulação da ventilação durante o exercício físico?
Soluções para a tarefa
Influência cortical: o fluxo anterógrado neural proveniente de regiões do córtex motor e a ativação cortical como antecipação do exercício estimulam os neurônios respiratórios no bulbo para iniciar o aumento brusco na ventilação do exercício.
Influência periférica: o influxo sensorial proveniente de articulações, tendões e músculos influencia os ajustes ventilatórios durante todo o período do exercício.
Influência da temperatura: com exceção da hipertermia extrema, uma elevação na temperatura corporal exerce pouco efeito sobre a regulação ventilatória durante o exercício. Na maioria das condições, o aumento na ventilação no início do exercício e seu declínio durante a recuperação ocorrem com uma rapidez excessiva para que possam refletir algum controle por parte de alterações na temperatura corporal.
Influência química: durante o exercício vigoroso, com o componente anaeróbico relativamente grande (acúmulo de lactato), as maiores concentrações no CO2 e no subsequente H+ proporcionam um estímulo ventilatório adiciona.