História, perguntado por vih1404, 1 ano atrás

Que impacto social , político e econômico a revolução industrial trouxe?

Soluções para a tarefa

Respondido por berrystudys
2

Ola!!!

Explicação:

Entre meados do século XVIII e a segunda metade do século XIX, a Europa Ocidental passou por um processo de grandes transformações econômicas, tecnológicas e, principalmente, sociais. Iniciadas na Inglaterra, essas transformações assumiram um caráter revolucionário, embora tenham ocorrido sem derramamento de sangue e sem a derrubada de governos.

Do ponto de vista econômico, a Revolução foi, sobretudo, a passagem de um sistema de produção marcadamente agrário e artesanal para outro de cunho industrial, dominado pela fábrica e pela maquinaria. Uma de suas características básicas foram as sucessivas inovações tecnológicas verificadas nesse período, dentre elas, o aparecimento de máquinas modernas rápidas, regulares e precisas, que substituíram o trabalho de milhares de homens e mulheres, antes realizado à mão; utilização do vapor como fonte de energia para acionar as máquinas, em substituição à energia hidráulica, eólica, humana e animal; novas formas de se utilizar as matérias-primas de origem mineral, que deram impulso à metalurgia e à indústria química.

Uma das características da Revolução Industrial foi a substituição em grande escala do trabalho humano pelas máquinas. Como reação a isso e às relações sociais baseadas exclusivamente no dinheiro, surgiu na Europa o Romantismo, um movimento estético que propunha a liberdade de expressão, o predomínio da emoção sobre a razão e o retorno a formas comunitárias de vida, semelhante às da aldeia medieval. Em pouco tempo, a nova tendência empolgou artistas e escritores. Alguns deles idealizavam a Idade Média e a monarquia, contrapondo-as à sociedade burguesa e à República. Outros se tornaram críticos ferozes do capitalismo e das desigualdades sociais.

contexto histórico da revolução

O desenvolvimento agrícola ocorrido a partir do século XVI, com os cercamentos dos campos deu a esse setor da economia inglesa características diferentes do sistema até então em vigor, que era baseado na produção autossuficiente e de baixo nível técnico nas pequenas propriedades independentes de cultivo familiar.

A partir de 1688, após a Revolução Gloriosa, os cercamentos foram legalizados pelo Parlamento, o que deu ainda mais força aos senhores de terras.

Nos primeiros anos da Era Moderna as atividades agrícolas eram complementadas pela produção doméstica de tecidos de lã por meio de uma longa cadeia de operações. A lã era escolhida, depois limpa e, por último, fiava-se. Essas tarefas, muitas vezes, eram feitas por mulheres e crianças. Os demais serviços, como penteação, tecelagem, tingimento, pisoagem, estiragem, desbaste e corte eram tarefas destinadas aos homens.A obtenção de ferro com grau mínimo de impurezas foi um dos pré-requisitos para a expansão da metalurgia. Obtido por pudlagem, o metal foi pouco a pouco aperfeiçoado, até se chegar ao aço em uma etapa posterior. No curso desse processo, ele passou a ser utilizado de forma crescente na construção de pontes e na fabricação dos mais diferentes objetos, o que contribuiu para a melhoria das estradas e dos meios de transporte.

A indústria modificou os núcleos urbanos, em que pobres habitavam bairros populosos com péssimas condições de habitação. A burguesia morava nos bulevares, alamedas largas, com suas suntuosas e caras habitações, porém funcionais, na medida em que o mundo burguês procurava basear-se na praticidade e na beleza.

Bons Estudos!!✍

Perguntas interessantes