Química, perguntado por cynthiastoff108, 10 meses atrás

Que ideia Leucipo e Democrito tinham sobre o átomo?

Soluções para a tarefa

Respondido por isaias321
7

A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. A prova disso seria a infinidade de substâncias existentes na natureza, cada uma delas com formatos e características diferentes.

No ocidente, por volta do século V e VI antes de Cristo, surge o atomismo, a partir dos estudos e das discussões filosóficas de Leucipo e Demócrito, os dois filósofos que iniciaram propriamente o estudo da matéria. Sabe-se que tais questões, assim como aquelas que abordam a continuidade / descontinuidade da matéria, sempre discutidas como fundamentação grega, foram muito influenciadas pela cultura indiana, e esta posteriormente pela cultura grega.

Em suma, os filósofos atomistas conceberam o átomo como sendo peças de um quebra- cabeça, as quais precisavam se unir de forma perfeita para formar estruturas mais complexas.  

Segundo eles, cada substância possuía seu tipo de átomo e este variava de acordo com as propriedades da mesma. Por exemplo, uma substância no estado líquido teria átomos arredondados (por isso, escoavam) e no estado sólido se apresentaria como átomos pontiagudos.  

E mais! Acreditavam que átomos eram eternos.  

Átomos, Vazio e Movimento.

Espero ter ajudado !

Respondido por StRiGnAdO
13

Ambos defendiam, precipuamente, a indivisibilidade, a indestrutibilidade, a invisibilidade, a eternidade e o constante movimento dos átomos, entre outras proposições

Perguntas interessantes